Carlos Sainz liderou a dobradinha da Ferrari, vencendo o Grande Prémio da Austrália, num pódio que não teve nenhum Red Bull.
O espanhol arrancou da segunda posição da grelha de partida e não teve como desfeitear Max Verstappen, que arrancou da pole-position, lançando-se na perseguição do piloto da equipa de Milton Keynes.
No entanto, na segunda volta, o holandês errou ligeiramente na travagem para a Curva 6, permitindo que Sainz se colasse ao escape do seu Red Bull, e já com o DRS aberto, o piloto da Ferrari ascendeu ao comando ainda antes da entrada na Curva 9.
Esperava-se um contra-ataque da parte de Verstappen, mas rapidamente se começou a perceber que o seu carro estava a fumar da roda traseira direita, devido a um problema de travões, rumando às boxes na terceira volta para abandonar, sendo o seu erro que permitiu o ataque de Sainz uma manifestação dessa contrariedade.
Com Charles Leclerc preso atrás de Lando Norris, o espanhol da Ferrari geriu e dominou completamente a corrida, conquistando a sua terceira vitória na Fórmula 1 duas semanas depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao apêndice, não estando ainda totalmente recuperado.
Leclerc suplantou Norris na durante a primeira ronda de troca de pneus, mas ao parar bastante mais cedo que o seu companheiro de equipa, teve de se defender do undercut de Russell, a possibilidade de poder colocar o espanhol sob pressão ficou comprometida.
O monegasco passou a toda a corrida a gerir os ataques dos pilotos da McLaren, primeiro Oscar Piastri e, depois, de Norris, mas secundou bem o seu colega de equipa, assinando ainda a volta mais rápida, o que permitiu à Ferrari somar o máximo de pontos possível, estando agora a quatro pontos da Red Bull no Campeonato de Construtores.
A McLaren, por seu lado, tentou tudo para colocar Leclerc sob pressão e tentar chegar a segundo com um dos seus carros. Norris, ao parar mais tarde que o monegasco e que Piastri, caiu de segundo para quarto na primeira ronda de troca de pneus, mas com borrachas mais frescas, a equipa de Woking pediu para que os seus pilotos trocassem de posições.
O inglês tudo tentou para se aproximar de Leclerc, mas este tinha resposta para qualquer ataque do jovem da McLaren, tendo este que se contentar com o terceiro lugar, ao passo que Piastri ficou em quarto, perdendo rendimentos, depois de ceder a sua posição ao seu companheiro.
Sem Verstappen em pista, esperava-se que Sergio Pérez pudesse assumir a responsabilidade de assegurar um lugar no pódio para a Red Bull. No entanto, o mexicano nunca se mostrou capaz de recuperar da penalização que sofreu ontem – que o atirou de terceiro na qualificação para sexto na grelha de partida – e não foi além de quinto, perdendo cinquenta e seis segundos para Sainz.
Fernando Alonso beneficiou de uma situação de Safety-Car Virtual provocado por Lewis Hamilton, que abandonou com problemas de motor no seu Mercedes, para realizar uma paragem nas boxes barata, o que lhe permitiu ficar à frente de George Russell.
O inglês mostrou-se bastante ameaçador para o espanhol no final da corrida, acabando com um aparatoso despiste na Curva 6 na penúltima volta, quando se aproximou demasiado da traseira de Alonso. O Mercedes bateu nos muros, ficando tombado no meio da pista, o que resultou no seu abandono e na activação de uma situação de Safety-Car Virtual que se prolongou até à bandeira de xadrez.
Com a saída de pista de Russell, Lance Stroll subiu a sétimo, mas uma vez mais, o canadiano não se mostrou capaz de replicar o tipo de performance do seu colega de equipa, terminando a treze segundos de Fernando Alonso.
Com três pilotos das cinco equipas da frente de fora, esta foi uma oportunidade de ouro para as restantes marcarem pontos. A RB venceu esta corrida, com Yuki Tsunoda a cruzar a linha de meta em oitavo, tendo a Haas ficado igualmente satisfeita, uma vez que Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen ficaram nas posições imediatas, tendo estes pilotos assegurado os últimos lugares com direito a pontos.
POS PILOTO CARRO TEMPO/DIFERENÇA
1 Carlos Sainz FERRARI 58 voltas em 1:20:26.843
2 Charles Leclerc FERRARI +2.366s
3 Lando Norris MCLAREN MERCEDES +5.904s
4 Oscar Piastri MCLAREN MERCEDES +35.770s
5 Sergio Perez RED BULL RACING HONDA RBPT +56.309s
6 Fernando Alonso ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES +80.992s
7 Lance Stroll ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES +93.222s
8 Yuki Tsunoda RB HONDA RBPT +95.601s
9 Nico Hulkenberg HAAS FERRARI +104.553s
10 Kevin Magnussen HAAS FERRARI +1 volta
11 Alexander Albon WILLIAMS MERCEDES +1 volta
12 Daniel Ricciardo RB HONDA RBPT +1 volta
13 Pierre Gasly ALPINE RENAULT +1 volta
14 Valtteri Bottas KICK SAUBER FERRARI +1 volta
15 Zhou Guanyu KICK SAUBER FERRARI +1 volta
16 Esteban Ocon ALPINE RENAULT +1 volta
17 George Russell MERCEDES ABANDONOU
NC Lewis Hamilton MERCEDES ABANDONOU
NC Max Verstappen RED BULL RACING HONDA RBPT ABANDONOU