1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 19/05/2024 06:00 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Rampa Internacional da Falperra



Proximas 3 Provas
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans
Jarama Classic








GP da Austrália: Pirelli estreia o composto mais macio
Data: 20/03/2024 08:11

O composto C5, o mais macio da gama de F1 da Pirelli, fará a sua estreia no Grande Prémio da Austrália, naquela que é a terceira ronda da temporada de 2024. O C4 e o C3 são os outros compostos disponíveis.

Esta é uma seleção de compostos mais macia em comparação com o ano passado, quando vimos o C2, o C3 e o C4 em ação, mas não é a primeira vez que vemos o composto C5 em Melbourne. Em 2022, a Pirelli trouxe o C5 para Albert Park como a opção de composto Macio juntamente com o C3 (Médio) e o C2 (Duro), deixando de fora o C4.

A decisão de optar por uma "seleção mais macia" foi tomada após a análise da corrida do ano passado, que se centrou no composto C2, com 10 pilotos a utilizá-lo durante 47 das 58 voltas, e três pilotos durante mais de 50 voltas. O Grande Prémio da Austrália de 2023 foi caracterizado por inúmeras paragens, incluindo três Safety Cars e três bandeiras vermelhas, com dois reinícios a partir da grelha de partida e um reinício atrás do Safety Car.

A pista de Albert Park conta com 14 curvas, tendo sido redesenhada recentemente para apresentar uma configuração mais fluida. Contudo, ainda é complicado ultrapassar, embora não tão difícil como era no passado. Historicamente, uma estratégia de uma só paragem tem sido a opção preferida, mas a mudança para uma nomeação mais macia de pneus pode mudar esse facto e ainda contribuir para criar situações em que a diferença de ritmo entre os carros, como resultado de diferentes níveis de desempenho dos pneus, favoreça as ultrapassagens.

O C5 permanece inalterado desde 2023, mas é o composto menos utilizado, até agora, na atual geração de monolugares. Não foi nomeado para nenhuma das duas corridas deste ano e, durante o único teste de pré-temporada no Barém, realizado entre o dia 21 e 23 de fevereiro, foram apenas percorridos 140 quilómetros com o composto mais macio da gama de 2024. Lewis Hamilton foi o único piloto a completar um verdadeiro stint longo com este composto. Apenas duas outras equipas - a Ferrari e a Stake F1 - escolheram o C5 para o teste no Barém: uma pista abrasiva que não é particularmente adequada para o composto mais macio.

O fim de semana em Albert Park é um dos favoritos no mundo da Fórmula 1, muito por culpa da sua localização deslumbrante e da atmosfera agitada da cidade de Melbourne. A pista em si não é muito desafiante para os pneus, com a degradação a apresentar-se como um problema maior do que o desgaste. Como estamos no início do outono na Austrália, poderemos assistir a algumas surpresas relacionadas com as condições meteorológicas, com oscilações de temperatura e a presença de chuva. Há um programa repleto de corridas de apoio a partir de quinta-feira, e além da Fórmula 2 e da Fórmula 3, teremos também a Porsche Carrera Cup e o campeonato australiano de Supercarros, o que significa que haverá muita borracha depositada na pista para influenciar os níveis de aderência.

A Austrália entrou pela primeira vez no calendário da Fórmula 1 em 1985. Esta será a sua 37ª edição. Até 1995, o circuito de rua de Adelaide sediou a corrida antes de se mudar para Melbourne, que é, desde então, a casa do Grande Prémio da Austrália (com a exceção de 2020 e 2021, quando a corrida não se celebrou devido à pandemia de Covid-19).

O piloto de maior sucesso no Grande Prémio da Austrália é Michael Schumacher, com quatro vitórias: todas elas disputadas em Melbourne com a Ferrari. As 10 vitórias da equipa de Maranello na Austrália são apenas superadas pela McLaren, com 11. A McLaren também tem o maior número de pole positions na Austrália (10), enquanto o piloto com mais pole positions (oito) é Lewis Hamilton. Em termos de pódios, Ferrari e McLaren lideram com 26, enquanto Hamilton é o piloto que mais vezes esteve entre os três primeiros: 10. A Red Bull só venceu em Melbourne duas vezes: em 2011 com Sebastian Vettel e no ano passado com Max Verstappen.

A.I.


Links relacionados
 
Noticias:
   F1: Williams lança aviso a Sargeant
   GP da Austrália: Sainz ainda não está garantido
Categorias:
   Internacional
   Fórmula 1
Provas:
   G. P. Austrália (Melbourne)
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com