Aqui fica a primeira série de notícias soltas do Vodafone Rali de Portugal que nestes dias animou Norte e Centro do país.
José Pedro Fontes de primeiro a incógnito
A partida do rali em Coimbra colocou alguns pilotos dos Rally2 a arrancar antes dos pilotos de fábrica, e como já aconteceu em edições anteriores incluiu portugueses. Desta vez apenas um piloto português esteve nesse grupo, e sendo o Vodafone Rali de Portugal fez toda a lógica que José Pedro Fontes fosse o escolhido. Mas para o piloto do Citroen Vodafone Team foi uma espécie de presente envenenado, porque partiu às 19.03h mas a transmissão televisiva da Super-especial só começou com o segundo carro. A prova não correu de feição a Fontes que desistiu Sábado de manhã quando era o 3º dos portugueses, regressou Domingo para assegurar o 5º posto entre as equipas lusas.
Filipe Albuquerque em ralis
Praticamente começar um bloco soltas da prova para falar de um piloto de pistas, é porque este fez algo nos ralis. Filipe Albuquerque esteve presente na abertura do rali na sua terra natal, dando umas voltas no traçado da super-especial com um Citroen DS3 R5. Aprendeu rapidamente como usar o travão de mão e deu espetáculo. Levou como pendura o autarca de Coimbra - José Manuel Silva - que antes de entrar para o Citroen mostrou-se calmo e bem disposto ao ponto de afirmar "espero que o Filipe Albuquerque não se assuste com a minha condução!"
Luta Ogier vs Loeb foi um balão que se esvaziou cedo
Foi sem dúvida um dos pontos de maior expetativa no Rali de Portugal, isto apesar de tanto Loeb como Ogier tentarem refrear essas mesmas expetativas. Mas a verdade que é ainda a tarde de 6ª feira não tinha chegado a meio e tanto Loeb como Ogier estavam fora de prova. Regressaram Sábado e voltaram a ficar de fora bem cedo.
Walter Rohrl e Monte Carlo
No jantar de gala dos 50 anos do WRC, realizado na 4ª feira na Exponor com antigos campeões do mundo, contaram-se algumas histórias, e Walter Rohrl teve uma tirada curiosa. O piloto alemão referiu que nos anos 80 ganhar o Rali de Monte Carlo tinha mais valor do que ser campeão do mundo. O alemão de 75 anos ganhou Monte Carlo em 80, 82, 83 e 84.
A prenda de Elfyn Evans ao seu pai
Gwyndalf Evans tem sido presença assídua no Vodafone Rali de Portugal para seguir o seu filho em tantos troços quantos consegue. Este ano pai andou novamente pelos troços (foi o primeiro rali que seguiu este ano), incluindo a super-especial de Lousada que o surpreendeu pelo ambiente de festa na pista da Costilha. Em conversa com o campeão britânico de ralis de 1996, mostrou-nos uma foto de um Ford Escort RS MKII com dois miúdos junto ao carro: "Estes são os rapazes do Elfyn, e este carro foi ele que o comprou, deu-mo e disse-me 'Obrigado'"!
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