Bruno Bulacia e Gabriel Morales, da equipa CSM Automoció, foram os grandes vencedores da terceira ronda da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup 2024, o Rali Terras D’Aboboreira, e regressam à liderança da competição. O jovem boliviano, que só faz 22 anos em agosto, lidera também, naturalmente, a competição Júnior, reservada a pilotos com menos de 24 anos de idade.
Bulacia comandou a prova de início a fim, e mesmo recebendo uma penalização de 10 segundos, devido a um atraso de um minuto à chegada ao C.H. da PEC 2, terminou com 2m17.8s de vantagem sobre o segundo classificado. Impôs-se em cinco dos sete troços do rali, o que lhe granjeou os regulamentares cinco pontos extra (um por cada PEC), para somar aos 21 devidos pela vitória. Garantiu ainda um excelente 14.º lugar à geral, numa prova recheada de «mundialistas» que vieram a Amarante preparar o Rali de Portugal, o que realça ainda mais a sua boa classificação.
O domínio claro de Bulacia começou a evidenciar-se logo nos 16,93 km da PE1, Baião Vida Natural, após o qual deixaram a concorrência mais direta, Pedro Lago e Marco Macedo (Team Caetano Auto), a 41 segundos. Josep Bassas e Xavi Moreno (IPPON Motor Vallés) foram terceiros e perderam 43,9s, mas encetaram uma interessante recuperação até reduzirem o atraso para 31,4s, após a PE3, vindo posteriormente a desistir.
Distantes do vencedor, Miguel Campos e Joana Silva (Macedo & Macedo GTW Racing) conseguiram um excelente segundo lugar, o que lhes permitiu ascender ao terceiro posto na Toyota Gazoo Racing Iberian Cup. O famalicense fez uma prova de trás para a frente, recuperando desde o quinto lugar após a primeira especial até ao posto intermédio do pódio, ao qual chegou precisamente no último troço.
E a alegria de uns é a tristeza de outros, já que Lago ocupava o lugar desde a PEC 5 e cedeu o lugar, terminando no degrau mais baixo do pódio. Antes, tinha ele próprio beneficiado do azar de Bassas, que desistiu precisamente na quinta especial, quando era segundo. O desastre do piloto catalão na classificação para a Iberian Cup só não foi total, porque assegurou dois pontos por ter vencido outras tantas classificativas. Está, todavia, em sexto, com 25 pontos.
Javier Villa e Enrique Alonso (Asturhíbrido) foram quartos, imediatamente à frente de José Lamela e Unai Conde (Grupo Breogán). Manuel Martins e Rui Vilaça terminaram na sexta posição e José Mulero e Roberto Martínez (Labasa) encerraram o lote de pilotos classificados. Entre os desistentes, para além de Bassas, figuram ainda as duplas Carlos Rodríguez/David Jesús Nieto (Grupo Breogán) e Ricardo Costa/Rui Vilaça (Macedo & Macedo GTW Racing).
Classificação do troféu após 3 provas:
1º Bruno Bulacia - CSM Automoció - 66
2º Javier Villa - Asturhíbrido - 59
3º Miguel Campos - Macedo & Macedo GTW Racing - 38
4º Pedro Lago - Toyota Caetano Auto - 33
5º José Lamela - Grupo Breogán - 26
6º Josep Bassas - IPPON Motor Vallés - 25
7º Manuel Martins - 10
8º José Mulero Labasa - 9
9º Ricardo Costa Macedo & Macedo GTW Racing 4