Max Verstappen venceu o Grande Prémio da China, seguido de Lando Norris e Sergio Pérez, que completaram o pódio.
O holandês dominou completamente a corrida de Xangai, mantendo a vantagem da pole-position para liderar o pelotão no final da primeira volta. Com Fernando Alonso no segundo posto, por ter ultrapassado o mexicano da Red Bull, e a segurar os seus perseguidores, o Tricampeão Mundial rapidamente abriu uma vantagem muito confortável.
As únicas contrariedades que Verstappen teve foram duas situações de Safety-Car a meio da corrida. A primeira devido à paragem em pista de Valtteri Bottas, com problemas na unidade de potência do seu Sauber. A segunda deveu-se a um toque de Lance Stroll em Daniel Ricciardo, que entrou pela traseira adentro do RB, quando a corrida estava a ser recomeçada, levando a que fosse neutralizada ao fim de uma volta de bandeira verde.
Numa estratégia de duas paragens, contra uma de uma de Norris e Charles Leclerc, Verstappen viu-se obrigado a ultrapassar estes dois pilotos, que trocaram de pneus na situação de Safety-Car Virtual que precedeu o Safety-Car espoletado por Bottas, mas isso não foi um problema, recuperando a liderança para vencer com uma vantagem de treze segundos sobre Lando Norris.
Esperava-se que os McLaren tivessem problemas com a gestão dos pneus, mas isso não se verificou e Norris conseguiu manter o segundo posto, apesar de ter Pérez no seu encalço.
O mexicano chegou a segundo depois de ter ultrapassado Alonso, mas a jogada estratégica da McLaren e da Ferrari deixou-o no quarto posto após as duas situações de Safety-Car. Pérez ainda conseguiu passar Leclerc, mas nunca foi capaz de aproximar-se verdadeiramente de Norris, terminando em terceiro, não tendo pela primeira vez este ano uma equipa ficado com os dois primeiros lugares.
Também uma novidade esta temporada foi o facto de não haver qualquer Ferrari no pódio, com o monegasco a ficar em quarto seguido de Carlos Sainz, que perdeu dez segundos para o seu colega de equipa. O SF-24 não mostrou a competitividade de outros fins-de-semana e ficou muito longe da concorrência.
A Mercedes, porém, não foi um problema para os pilotos da equipa italiana, tendo George Russell terminado num pouco impressionante sexto lugar. O grande adversário do inglês deveria ser Alonso, mas o espanhol montou pneus macios durante a primeira situação de Safety-Car – talvez a Aston Martin não estivesse segura de que conseguiria fazer toda a restante prova com um jogo de duros, ao contrário das outras equipas – e quando este parou pela terceira vez, permitiu que Russell subisse a sexto.
Alonso caiu para fora dos pontos, mas com a vantagem de pneus frescos, conseguiu recuperar até sétimo, ainda assim a duas posições da que em que circulava antes da sua terceira paragem nas boxes.
Oscar Piastri ficou com a traseira do seu McLaren danificada, quando Ricciardo lhe bateu na traseira ao ser abalroado por Stroll. Com uma perda significativa de apoio aerodinâmico terminou em oitavo depois de uma prova de sacrifício, conseguindo suster a recuperação de Lewis Hamilton, que passou metade da prova a queixar-se do carro e dos pneus.
Nico Hulkenberg assinou uma excelente prova para levar o seu Haas até ao décimo posto, acrescentando mais um ponto à conta da equipa americana, que está no sétimo lugar do Campeonato de Construtores com cinco pontos.
POS PILOTO EQUIPA TEMPO/DIFERENÇA
1
Max VERSTAPPEN
Red Bull
2
Lando NORRIS
McLaren
3
Sergio PÉREZ
Red Bull + 19.160
4
Charles LECLERC
Ferrari + 23.623
5
Carlos SAINZ
Ferrari + 33.983
6
George RUSSELL
Mercedes + 38.724
7
Fernando ALONSO
Aston Martin + 43.414
8
Oscar PIASTRI
McLaren + 56.198
9
Lewis HAMILTON
Mercedes + 59.996
10
Nico HULKENBERG
Haas + 60.476
11
Esteban OCON
Alpine + 62.812
12
Alexander ALBON
Williams + 65.506
13
Pierre GASLY
Alpine + 69.223
14
Guanyu ZHOU
Stake + 71.689
15
Lance STROLL
Aston Martin + 82.796
16
Kevin MAGNUSSEN
Haas + 87.533
17
Logan SARGEANT
Williams + 95.110
18
Daniel RICCIARDO
VCARB ABANDONOU
19
Yuki TSUNODA
VCARB ABANDONOU
20
Valtteri BOTTAS
Stake ABANDONOU
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