Depois da qualidade da corrida de ontem, estávamos todos curiosos para ver como seria a corrida de hoje. E Néstor Girolami conquistou uma vitória esmagadora com o seu Hyundai Elantra N TCR na Corrida 2 do FIA TCR World Tour em Valleunga.
O argentino, o novo recruta da Hyundai para esta época, terminou à frente do seu colega sul-americano Santiago Urrutia, com o piloto da Lynk & Co a terminar à frente do piloto da Honda Marco Butti.
No arranque, Girolami teve uma boa fuga, mas Urrutia desafiou-o pela liderança. Butti arrancou de quinto e estava por fora em Cimini, lutando com John Filippi pelo terceiro lugar. Mas os dois tocaram-se e o piloto da Audi perdeu vários lugares, com o piloto da nova equipa GOAT Racing a ser ultrapassado pelo chinês Ma Qing Hua. Contudo, Butti ultrapassou o piloto da Lynk & Co mesmo antes do "safety car" sair para a pista devido ao facto do Audi de Filippo Barberi ter ficado numa posição perigosa.
No reinício, após duas voltas de "safety car", Girolami despegou-se de Urrutia e Butti, mas o carro de segurança voltou a entrar quando Victor Fernandez saiu no Curvone e bateu no rail de proteção. A ação em pista recomeçou a dez voltas do fim, com Ma ainda a defender-se de Guerrieri e Azcona, enquanto a dupla da frente abria uma distância.
Na oitava volta, Yann Ehrlacher foi chamado de volta às boxes com uma bandeira preta e laranja devido a um capot solto na sequência de um contacto no início da corrida.
Na décima volta, Girolami tinha uma vantagem de mais de um segundo sobre Urrutia e mais de cinco sobre Butti. Nessa volta, Guerrieri fez uma manobra sobre Ma com algum contacto, permitindo que Mikel Azcona também passasse.
Na volta seguinte, Björk e Michelisz também passaram o piloto chinês, logo seguidos por John Filippi em Campagnano, completando cinco quilómetros desastrosos para Ma, que perdeu cinco posições.
A tensão manteve-se alta, com Butti a ter de se defender do companheiro de equipa Guerrieri e de Azcona, da Hyundai, com o jovem italiano a lidar bem com a pressão. A duas voltas do fim, Tony Verhulst parou à frente de Trincea.
Apesar das tensas batalhas, nada mais mudou e Girolami conseguiu uma dupla vitória da Hyundai em Itália, terminando à frente de Urrutia e Butti.
Guerrieri chegou a casa em quarto lugar, à frente de Azcona, Björk, Michelisz e Filippi. Ma terminou em nono, à frente de Sandro Pelatti, o primeiro dos pilotos da Coppa Italia Turismo.
Hora depois do fim da corrida, Esteban Guerrieri recebeu uma penalização de cinco segundos após a corrida devido ao incidente com Ma Qing Hua. O piloto argentino atacou o piloto da Lynk & Co no hairpin Tornantino e entrou em contacto, perturbando o carro de Ma antes de o passar para quarto. A penalização despromove o piloto da Honda de quarto para oitavo nos resultados da Corrida 2, promovendo Mikel Azcona da Hyundai para quarto.
O vencedor da corrida 1, Michelisz, terminou em sétimo e lidera agora a classificação dos pilotos com 59 pontos, 15 à frente do seu colega de equipa Azcona.
A próxima corrida do FIA TCR World Tour tem lugar em Marrocos, a 3 e 4 de maio.
Resultado Final:
1 Néstor Girolami - Hyundai - 17 voltas
2 Santiago Urrutia - Lynk & Co + 3.237
3 Marco Butti - Honda + 11.683 (...)
|