Adrien Fournaux veio a Portugal fazer o Rali Terras de Aboboreira no âmbito do seu programa desportivo, o qual com o cancelamento de algumas provas do mundial se virou para alguns ralis regionais.
"Estamos contentes com o que fizemos, viemos cá para melhorar a condução em terra e para conhecer os troços do Rali de Portugal do próximo ano," começou por afirmar no final do rali à chegada a Marco de Canaveses.
O piloto francês, que defende as cores da M-Sport no WRC2, andou em luta com Armindo Araújo pela liderança até este "levantar o pé" quando começou a fazer contas ao campeonato português. A partir daí tinha caminho aberto para vencer se não fosse uma penalização. "Em condições normais ganhamos o rali, mas temos uma penalização de 2 minutos. A nossa carta está correcta por isso temos de ver com os comissários para corrigirem," dizia-nos na mesma altura.
"Gostamos de correr aqui, foi agradável e temos de agradecer a todos. Desde a organização até à Proracing Competicion a aos patrocinadores, mas também à M-Sport e Michelin. Descobri os Michelin PZ70 em piso seco, não imaginava que fosse possível fazer toda a manhã com estes pneus. De tarde fomos com a mistura intermédia, mas foi um bom teste para o futuro", concluiu.
No final veio a polémica com a penalização por causa de uma saída por avanço no controlo de partida de Sábado que era simultâneamente o controlo de entrada em parque de assistência. A penalização só surgiu nas classificações da prova por volta das 14h, ou seja mais de 5h após a ocorrência.
Segundo os diversos relatos recolhidos, e de forma resumida, o navegador Renaud Jamoul chegou a pé ao controlo ainda antes da sua hora e foi-lhe entregue a carta com a hora de partida de 8.45h mas com o alerta para o relógio, a mesma carta que ele partilhou nas redes sociais.
Poucos segundos depois terá feito sinal a Fourmaux que arrancou com o Ford Fiesta R5 para dentro do Parque de Assistência, só que ainda não eram 8.45h, estávamos entre o segundo 10 e 20 do minuto 43. Isto aconteceu à frente das equipas do CPR que estavam já no parque ou à entrada do parque para se dirigirem para as suas viaturas, perante uma natural admiração.
Apesar dos contactos da equipa com a organização, a penalização manteve-se e a equipa decidiu apresentar uma reclamação pagando os 500 Euros respectivos. O Colégio de Comissários Desportivos acabou por indeferir a reclamação mantendo a penalização de 2 minutos, e a equipa acabou por não continuar a explorar as opções que passariam por efectuar um protesto desta decisão com um custo de 2.500 Euros.
Terminado este processo o navegador belga usou as redes sociais para se exprimir num tom pouco abonatório para o rali. "A equipa mais rápida do fim de semana, 5 de 6 especiais... mas algumas pessoas decidiram que não deveríamos ganhar. Mesmo que na nossa carta de controlo o tempo estivesse correcto, os comissários decidiram penalizar-nos em dois minutos porque o controlador cometeu um erro. Foi tudo perfeito, desde o carro ao piloto e à equipa… mas parece que não fomos muito bem-vindos aqui. Nossa hora vai chegar, mas é difícil quando sinto termos sido roubados. Na minha cabeça, ganhamos este rali", foi esta a publicação de Renaud Jamoul.
Já Adrien Fourmaux teve uma reacção mais suave na sua conta de Facebook. "Não ganhamos oficialmente o rali por causa de um desacordo com os comissários desportivos em relação à hora de saída do parque fechado que tinamos na nossa carta de controlo, e que era a hora correcta," escreveu o francês de 25 anos.
Graças a este processo que se arrastou da tarde para a noite, o Parque Fechado só abriu por volta das 22.30h quando o rali tinha terminado para os primeiros pelas 16h.
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