Fique com um conjunto de notícias soltas do Rali Terras d'Aboboreira deste fim de semana.
André Cabeças reforça-se a Norte
André Cabeças e Bino Santos reforçaram a sua liderança no Campeonato Norte de Ralis ao vencerem a prova terminada em Baião entre os concorrentes do campeonato em particular. A luta foi com Adruzilo Lopes / Paulo Silva num assunto entre os Mitsubishi Lancer Evo IX. No final 12,3s vantagem para Cabeças que teve uma prestação sólida a ganhar tempo de forma consistente, só não venceram a super-especial de 6ª feira. Falta apenas uma prova - o Rali de Paredes - e André Cabeças está a 3,5 pontos do título a Norte.
Um Ford Escort Cosworth a vencer nos clássicos
Para quem segue automobilismo há alguns anos, ver um Ford Escort Cosworth a vencer um rali de clássicos é uma cena muito estranha mesmo. Mas na verdade o novo regulamento nacional aceita carros até 1999 e um Escort nem é a coisa mais estranha, um Mitsubishi Lancer Evo VI é uma cena muito mas muito mais estranha ainda como clássico. Na prova do Clube Automóvel de Amarante o triunfo entre os clássicos foi para o belo Ford Escort RS Cosworth de Pedro Leone / Bruno Ramos, com dois Mitsubishi Lancer Evo VI a completarem o pódio. Um Escort inscrito como RS Cosworth mas que, pelo menos por fora, é um Escort WRC. Ora bem, o Escort WRC foi homologado em Janeiro de 1997, por isso está dentro do regulamento... Desculpem mas é estranho ver clássicos destes.
Vitor Pascoal "a feijões" a dar espectáculo
Vitor Pascoal alinhou no rali da sua região (o piloto nasceu em Baião e vive em Amarante), mas como está zangado (ele e os outros GT's) com o campeonato nacional que tem dimensão regional, inscreveu-se no rali do Regional Norte. Como é normal nestes casos, havia um "cantinho" para o seu Porsche em Grupo X5, equivalendo na prática a estar na prova mas na verdade não estar. O importante é que foi possível ouvir o Porsche a cantar o fado, como só aquele motor alemão sabe, pelos montes das terras D'Aboboreira. E a somar a isso ainda tivemos Pascoal, navegado por Ricardo Faria, a cumprir a promessa de dar espectáculo já que corria "a feijões".
O motor de Bruno Magalhães
No Rali Vinho da Madeira Bruno Magalhães teve a sua primeira boa exibição da temporada com o Hyundai i20 R5, isto depois de um conjunto de ralis onde esteve longe do nível esperado. Este fim de semana repetiu a dose, e o que mudou? "O motor. A outra unidade estava "morta", estreamos um motor novo na Madeira e pronto," explicou o piloto navegado por Hugo Magalhães.
Um shakedown atípico
Sobejamente conhecidos os acontecimentos do shakedown, tivemos a situação inédita de 3 equipas ficarem de fora antes do rali começar, quase 10% das que alinhavam à partida. E o caso mais preocupante - o incêndio que consumiu totalmente o Ford Fiesta R5 de Miguel Correia / Pedro Alves - colocou à prova o esquema de segurança do rali num fim de semana em que os incêndios foram tema. E tal esquema de segurança foi aprovado com distinção, já que o incêndio consumiu totalmente o Fiesta e apenas pouco mais do que uns metros de floresta à sua volta.
Rali "preso por um fio" por causa dos incêndios
As preocupações com os incêndios no fim de semana, e com os meios necessários para os combater, deixaram o Rali Terras D'Aboboreira "preso por um fio" na 5ª e 6ª feira. Uma hora antes do arranque do prova, decorreu uma reunião de alto nível no Centro Operacional do Rali em Baião onde se debateu o cancelamento do evento. A hipótese esteve em cima da mesa, e com peso, mas no final a argumentação acabou por jogar a favor da continuação do rali.
Público
Enquanto decorria a prova, a 100km dali a serra do Caramulo enchia-se de automóveis e publico para mais um Caramulo Motorfestival. São eventos diferentes, mas que têm algum publico em comum. Contudo a quantidade de público presente no Caramulo dá que pensar sobre a falta de visibilidade do Campeonato de Portugal de Ralis. Provavelmente o automobilismo de competição anda a contentar-se com pouco.
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