1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 21/05/2024 15:18 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
Rali Ilha Azul
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








GP da China – Antevisão: Guerra de nervos em Xangai
Data: 16/10/2008 03:19

A Fórmula 1 está na sua recta final e não pára, dado que, depois do Grande Prémio do Japão disputado no fim-de-semana passado, no próximo terá lugar em Xangai mais uma corrida que se adivinha emocionante e decisiva para a luta pelo título.

Na prova de Fuji foi notória que a pressão estava altíssima e os dois principais candidatos ao título cometeram erros de palmatória que lhes poderão ser caros, até porque, com as más prestações de Lewis Hamilton e de Felipe Massa, Robert Kubica reentrou na corrida ao Campeonato, ainda que o polaco precise que tudo lhe corra bem para conquistar o ceptro deste ano.

O piloto inglês, à semelhança do que aconteceu na fase decisiva da época passada, parece demasiado ansioso em assegurar o seu primeiro título e arrisca quando não tem qualquer necessidade de o fazer, como se pôde verificar na partida para a prova de Fuji.

Hamilton não parece ser capaz de aceitar ser ultrapassado pelos seus adversários, o que o coloca em situações difíceis. Curiosamente, o jovem da McLaren Mercedes afirmou antes do Grande Prémio do Japão que iria ter um postura cautelosa para evitar os erros de 2007. Contudo, este plano ficou-se apenas pelas palavras, uma vez que logo no arranque da prova nipónica tentou uma manobra suicida para recuperar a liderança perdida para Kimi Raikkonen.

Apesar da corrida ausente que protagonizou, após o toque com Felipe Massa,e dos dois pontos que o brasileiro conquistou, Hamilton está ainda numa posição confortável para a alcançar o título de 2008, uma vez que, com cinco pontos de vantagem sobre o seu rival, pode terminar as restantes corrida sempre imediatamente atrás dele. Resta saber, se o líder do campeonato consegue aguentar-se atrás de Massa sem que se sinta impelido a tentar manobras arriscadas que possam deitar tudo a perder.

Em 2007 foi precisamente em Xangai que Lewis Hamilton começou a perder o Campeonato, cabe-lhe agora ultrapassar esta barreira psicológica, sabendo que Felipe Massa não está disposto a entregar o título deste ano de mão beijada.

O brasileiro não esteve ao seu melhor nível na qualificação do Grande Prémio do Japão, o que atirou para o quinto lugar da grelha de partida. Após a confusão da primeira curva encontrou-se à frente de Hamilton e, quando este o ultrapassou, não esteve com meias medidas e tentou responder imediatamente, acabando por abalroar o inglês. Pode ter sido bastante desajeitada a forma como tentou se impor, mas esta poderá ter sido uma maneira do brasileiro mostrar ao seu rival que está disposto a discutir intensamente cada travagem e de obrigar Hamilton a pensar duas vezes sempre que tentar ultrapassá-lo.

O brasileiro tem que ganhar o máximo de pontos ao inglês no Grande Prémio da China para que chegue ao Brasil a depender apenas de si e, para isso, tem que recuperar três pontos, o que significa vencer e esperar que alguém se intrometa entre si e Hamilton. Nas últimas corridas o Ferrari F2008 tem sido o carro a bater e se Massa conseguir extrair todo seu potencial e não cometer erros, poderá chegar à vitória na corrida chinesa, tendo que contar com a ajuda de Kimi Raikkonen para alcançar os seus desideratos.

Para além do ferrarista e do piloto da McLaren Mercedes, também Robert Kubica está envolvido na luta pelo título. É claro que o jovem da BMW Sauber, a doze pontos de Hamilton, tem que aproveitar todas as oportunidades com que se deparar e esperar que, tanto o inglês como o brasileiro, tenham problemas. Neste momento, o F1.08 não é sequer o terceiro carro mais performante em pista e talvez agora os homens liderados por Mario Theissen estejam arrependidos por terem deixado de desenvolver o seu monolugar deste ano tão cedo, de modo a se centrarem no seu contendor de 2009. Caso tivessem acreditado na possibilidade de alcançar o título deste ano, Kubica poderia estar agora numa situação muito mais confortável na luta pelo título

Seja como for, neste Campeonato em que até um Toro Rosso venceu um Grande Prémio, tudo pode acontecer e, na temporada passada, Raikkonen estava a dezassete pontos de Hamilton quando faltavam duas corridas, portanto, Kubica tem todo o direito de sonhar com o título. No entanto, o único que poderá sair de Xangai com título no bolso é Hamilton, se ganhar cinco pontos a Massa e não perder mais de dois para o polaco.

COMENTE ESTA NOTÍCIA NO FÓRUM DO SPORTMOTORES.COM

Jorge Girão


Links relacionados
 
Noticias:
   GP da China: Candidatos ao título motivados
   GP da China – Treinos-Livres II: Hamilton mantém-se no topo
Categorias:
   Internacional
   Fórmula 1
Provas:
   G. P. China (Xangai)
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com