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G.P. da China – Corrida: Barrichello triunfa
Data: 26/09/2004 10:55

Rubens Barrichello bateu Jenson Button e Kimi Raikkonen na luta pela vitória no Grande Prémio da China.

Após a qualificação de ontem esperava-se que o brasileiro da Ferrari pudesse ter uma corrida livre de sobressaltos, tal a competitividade demonstrada pelo carro italiano, mas a verdade é que o piloto da BAR Honda e o da McLaren Mercedes mantiveram, ao longo toda a corrida, Rubens Barrichello sob pressão.

O ferrarista conservou a liderança no arranque, mas Kimi Raikkonen seguiu-o de muito perto, tendo a vantagem que separava os dois nunca superado os dois segundos até à vigésima sétima volta, altura em que o finlandês realizou a sua segunda paragem nas boxes.

Por seu lado, Jenson Button não arrancou muito bem e perdeu uma posição para Fernando Alonso e outra para Felipe Massa. Contudo, o piloto inglês da BAR Honda recuperou até ao terceiro lugar e passou a perseguir o duo da frente.

Entretanto, após as primeiras paragens, ficou claro que Jenson Button estava numa táctica de corrida diversa dos dois homens que comandavam a corrida e que passava por menos um reabastecimento. A estratégia da formação de Brackley esteve muito perto de dar os frutos desejados e oferecer a primeira vitória ao inglês, mas Rubens Barrichello não estava pelos ajustes e, após o seu segundo reabastecimento, imprimiu um ritmo bastante veloz, o que lhe permitiu realizar a sua derradeira paragem nas boxes sem perder o comando. A mesma sorte não teve Kimi Raikkonen que, devido às estratégias das boxes, viu-se batido por Jenson Button.

Com todos os reabastecimentos concluídos, faltavam então dezasseis voltas para o terminus da corrida, os três primeiros classificados ficaram separados por pouco mais de noves segundos. Contudo, Kimi Raikkonen, o terceiro classificado, adoptou uma cadência fortíssima e iniciou uma aproximação a BAR Honda do inglês, enquanto que Rubens Barrichello sentia algumas dificuldades com a caixa de velocidades do seu Ferrari e via a vantagem que detinha sobre o inglês – cerca de cinco segundos – desaparecer gradualmente. As últimas voltas forma dignas de um filme de Alfred Hitchcock, ainda assim, as posições entre os três primeiros não se alteraram e Rubens Barrichello alcançou a sua segunda vitória da temporada, negando a Jenson Button, que em dado momento parecia em excelente posição para se estrear no degrau mais alto do pódio, a possibilidade de ser o primeiro a ver a bandeira axadrezada.

Fernando Alonso garantiu a quarta posição nunca se demonstrando em condições de se intrometer na luta pelo pódio, enquanto que Juan Pablo Montoya realizou uma corrida meritória, ao terminar no sexto lugar, depois de arrancar da décima primeira posição. Também autor de uma recuperação notável foi Takuma Sato que, apesar de partir do décimo oitavo lugar, cortou a meta na sexta posição.
Nas derradeira posições pontuáveis ficaram os dois pilotos da Sauber Petronas, com Fisichella a terminar no sétimo lugar.

Michael Schumacher teve uma corrida para esquecer. O piloto germânico arrancou das boxes, depois da sua equipa ter decidido trocar o motor do seu carro, e, além de se ter envolvido num toque com Christian Klien, efectuou um pião que o atrasou, sofrendo ainda um furo que o obrigou a arrastar-se pela pista. Com todas estas ocorrências, o piloto germânico acabou na décima segunda posição, sofrendo a ignomínia de ter sido dobrado pelo seu colega de equipa.

Ralf Schumacher não teve também uma corrida para relembrar. O germânico parecia ter o quinto lugar ao seu alcance, mas David Coulthard numa tentativa de ultrapassagem demasiado optimista acabou por embater o Williams BMW de Schumacher, o que o obrigou a rumar para as boxes com um pneu furado. Aí, o alemão desentendeu-se com a sua equipa, que estava à espera de Juan Pablo Montoya, recusando-se Ralf Schumacher a regressar à corrida.

A corrida de hoje não foi pródiga em ultrapassagens, mas houve incerteza até ao fim no que diz respeito ao vencedor do primeiro Grande Prémio da China da história da Fórmula 1, parecendo que a categoria máxima do automobilismo mundial despertou um forte interesse na população chinesa.

Pos Piloto Equipa Voltas/Diferença
1 BARRICHELLO Ferrari 56 Voltas
3 BUTTON BAR 1.0s
6 RAIKKONEN McLaren 1.4s
2 ALONSO a 32.5s
5 MONTOYA Williams 45.1s
4 SATO BAR 54.7s
8 FISICHELLA Sauber 64.4s
8 MASSA Sauber 80.0s

Jorge Girão


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