1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/05/2024 20:32 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Rampa Internacional da Falperra



Proximas 3 Provas
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans
Jarama Classic








24h Le Mans: Lista de inscritos revelada sem grandes surpresas
Data: 19/02/2024 13:30

A Ferrari vai defender a sua coroa das 24 Horas de Le Mans como parte de um grid de Hypercars expandido, composto por 23 carros, liderando uma entrada massiva para a 92ª edição do clássico de resistência francês.

O ACO divulgou hoje a lista de inscritos para o seu evento principal, que inclui quase duas dezenas de Hypercars acompanhados por 16 LMP2 e 23 inscrições em LMGT3.

Pela primeira vez na história de Le Mans, todos os carros inscritos na categoria superior têm um sistema híbrido, incluindo os novos concorrentes da classe Hypercar: Alpine, BMW, Lamborghini e Isotta Fraschini.

O número de inscrições na classe principal é o mais alto deste século. O recorde anterior era de 2008, quando 22 carros foram inscritos na classe LMP1.

Os vencedores de 2023 regressam com o seu par de 499Ps inscritos no WEC, bem como o seu terceiro carro cliente operado pela AF Corse, enfrentando a oposição de todos os outros oito fabricantes, todos os quais estarão presentes quando o campeonato mundial se iniciar na próxima semana com os 1812km do Qatar.

Os participantes regulares do WEC, Porsche, Cadillac e Lamborghini, todos inscreveram carros adicionais para aumentar a sua presença no evento, com a configuração das duas primeiras marcas a refletir a do ano passado. A Porsche Penske Motorsport traz um dos seus 963s do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, com Mathieu Jaminet como o primeiro piloto confirmado.

Entretanto, a Cadillac viu os seus desejos de uma segunda entrada da Chip Ganassi Racing serem realizados, enquanto a Action Express Racing já estava garantida um lugar na grelha depois de receber um convite automático por vencer o título de equipas do WeatherTech Championship. O campeão da IndyCar Series, Álex Palou, junta-se à equipa em Le Mans pela primeira vez.

A Lamborghini vai expandir a sua frota de SC63s para dois exemplarrs, trazendo para a Europa o carro inscrito no WeatherTech Championship para os pilotos Andrea Caldarelli, Romain Grosjean e Matteo Cairoli.

O número de Porsche 963s inscritos privadamente cresce de um para três em comparação com o ano passado, com a Hertz Team JOTA a duplicar a sua presença para ser acompanhada pelo carro do WEC da Proton Competition, que terá uma pintura de homenagem à vitória geral de 1994 da Dauer. Julien Andlauer, que se juntará à equipa liderada por Christian Ried para a abertura no Qatar na próxima semana, é nomeado ao lado de Harry Tincknell e Neel Jani a bordo da máquina nº99, enquanto notavelmente o segundo Hypercar da Porsche para a equipa foi colocado como primeiro reserva.

Os 16 carros inscritos na categoria LMP2 vêm em grande parte do European Le Mans Series, resultando do facto de a classe já não fazer parte do WEC este ano. A maioria dos habituais do campeonato está representada, incluindo United Autosports, Nielsen Racing, a lusitana Algarve Pro Racing, IDEC Sport, DKR Engineering, Cool Racing, Panis Racing e AF Corse.

A grande maioria do campo LMGT3, que fará a sua primeira aparição após Le Mans após a classe substituir a GTE-Am, vem do WEC, com todas as inscrições, exceto cinco, inscritas no campeonato mundial.

Nove marcas estão representadas na grelha na forma de Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, Ford, Lamborghini, Lexus, McLaren e Porsche. O presidente do ACO, Pierre Fillon, indicou anteriormente que as marcas não inscritas nem no WEC nem no ELMS não seriam elegíveis para competir em Le Mans.

Para além dos carros do FIA WEC, a JMW Motorsport, a GR Racing e a Spirit of Race garantiram uma inscrição, todos com os seus Ferrari 296 GT3, enquanto o vencedor do prémio IMSA Bob Akin, Brendan Iribe, regressa a Le Mans num McLaren 720S GT3 Evo inscrito pela Inception Racing.

De notar que a equipa Pure Rxcing parece não ter aceite nenhum dos seus dois convites automáticos, concedidos por vencer o título GT da Asian Le Mans Series e o título geral da Bronze Cup no Fanatec GT World Challenge Europe powered by AWS. A presença da equipa lituana no evento permanece limitada ao seu único Porsche 911 GT3 R inscrito no WEC em parceria com a Manthey Racing.

A 92ª edição das 24 Horas de Le Mans está marcada para 15-16 de junho.


Fernando Silva


Links relacionados
 
Noticias:
   LMP2: Futuro não é risonho
   24h Le Mans: Algarve Pro recusa um dos três convites
   WEC: Grande temporada em perspectiva
   F1/WEC: Ocon de olhos em Le Mans
   WEC: Peugeot (ainda sem asa) espera início de época difícil
   IMSA: Lamborghini em dificuldades?
   WEC - Prólogo: Primeiro dia foi para a JOTA
   ELMS: Bernardo Pinheiro confiante nos colegas de equipa
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Campeonato do Mundo de Endurance
Provas:
   24 Horas de Le Mans
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com