1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/05/2024 22:51 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Rampa Internacional da Falperra



Proximas 3 Provas
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans
Jarama Classic








WEC: Aston Martin regressa a Le Mans
Data: 04/10/2023 16:39

A Aston Martin anunciou que vai disputar o Campeonato Mundial de Endurance de 2025 e ao IMSA WeatherTech SportsCar Championships com o Valkirye LMH.

O construtor britânico ingressou na F1 em 2021, depois de competir no WEC durante vários anos nas categorias GT, tendo este programa sido sacrificados em nome da ida para o mundo dos Grandes Prémios.

No entanto, agora vai entrar no mais alto nível das corridas de endurance com um Hypercar, que competirá nas 24 Horas de Le Mans.

O Valkirye, que tem uma versão de carro de estrada, foi projetado pelo diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey, tendo o construtor britânico estado envolvido na formulação do actual regulamento do WEC tendo em vista a sua participação com este carro.

O projeto será apoiado pelo parceiro da Aston Martin, Heart of Racing, nas provas de resistência.

"O desempenho é a força vital de tudo o que fazemos na Aston Martin, e o automobilismo é a expressão máxima dessa busca pela excelência", disse Lawrence Stroll, presidente da Aston Martin, que continuou: "estamos presentes em Le Mans desde os primeiros dias e, através desses esforços gloriosos, conseguimos vencer Le Mans em 1959 e a nossa classe 19 vezes nos últimos 95 anos. Agora voltamos ao cenário desses primeiros triunfos com o objetivo de escrever uma nova história com um protótipo de corrida inspirado no carro de produção mais rápido que a Aston Martin já construiu".

Frédéric Lequien, Diretor Executivo do FIA WEC, disse: "É uma honra ter uma marca tão prestigiada como a Aston Martin a juntar-se à categoria de Hipercarros do WEC a partir de 2025. A Aston Martin tem tido um enorme sucesso nas nossas classes GT ao longo dos anos e ter a confirmação de que o Valkyrie irá juntar-se à nossa grelha de Hipercarros, bem como continuar o seu capítulo de corridas de GT, é muito emocionante. O anúncio de hoje é uma excelente notícia para os fãs do automobilismo em todo o mundo e estamos muito satisfeitos por a Aston Martin continuar a sua jornada nas corridas de resistência com o WEC. Com tantos fabricantes a comprometerem-se com o WEC, o futuro do nosso campeonato nunca pareceu melhor."

As corridas de automóveis desportivos estão no ADN da Aston Martin. O seu nome é sinónimo de glória nas corridas de resistência, com a estreia da marca em Le Mans a ocorrer apenas cinco anos após a corrida ter sido disputada pela primeira vez em 1923. Desde então, os carros adornados com as famosas asas conquistaram nada menos do que 19 vitórias de classe no mundialmente famoso evento francês, incluindo o triunfo geral na corrida de 1959 com o icónico DBR1 conduzido por Roy Salvadori (GBR) e Carroll Shelby (EUA).

No total, mais de 240 pilotos correram com Aston Martins em Le Mans ao longo dos últimos 95 anos, em 27 combinações diferentes de chassis e motores, em praticamente todas as épocas. Nenhum outro local proporcionou à Aston Martin tanto sucesso, ou provou de forma mais firme que o nosso ADN é forjado a partir da própria essência da competição. Assim, no ano em que a marca celebra o seu 110º aniversário, faz todo o sentido anunciar o seu regresso à maior corrida de resistência do mundo com a expressão máxima do hipercarro mais potente alguma vez concebido.

O Valkyrie AMR Pro foi originalmente concebido e desenvolvido para cumprir os regulamentos dos hipercarros da LMH e agora a Aston Martin Performance Technologies, situada no recém-construído Campus de Tecnologia AMR, que está co-localizado com a sede da equipa Aston Martin Aramco Cognizant Formula One em Silverstone, começou a tarefa de desenvolver uma versão protótipo de competição do Valkyrie para correr dentro de uma janela de desempenho aerodinâmico e de potência pré-definida que lhe dá paridade com a sua concorrência direta no WEC.

O Valkyrie, com chassis de fibra de carbono optimizado para corridas, utilizará uma versão modificada do sensacional motor V12 de 6,5 litros de aspiração natural, construído pela Cosworth, que, de série, atinge as 11.000 rpm e desenvolve mais de 1.000 cv. A unidade de potência será melhorada ainda mais para incorporar os requisitos críticos do BOP da classe Hypercar, e desenvolvida para suportar os rigores da competição de longa distância de nível superior. Tal como acontece com o carro de pista Valkyrie AMR Pro, o sistema híbrido de bateria-eléctrica que está presente na especificação de estrada do Valkyrie não estará presente no carro de corrida.

Ramón Herrera com A.I.


Links relacionados
 
Noticias:
   WEC: Aston Martin evolui Vantage GT3 para se manter
   WEC: Nyck de Vries esperado na Toyota
   WEC: McLaren tentar entrar com parceiro conhecido
   F1: Stroll confirma contactos para venda da Aston Martin
   WEC: Aston Martin sim mas não tanto
   IMSA - Petit Le Mans: Albuquerque vai discutir o título
   WEC: Fim do sonho americano
   WEC: Qualificação ao estilo Le Mans
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Campeonato do Mundo de Endurance
Provas:
   24 Horas de Le Mans
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com