1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 19/05/2024 00:05 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Rampa Internacional da Falperra



Proximas 3 Provas
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans
Jarama Classic








24h Le Mans: FIA e ACO perdem braço de ferro com as equipas
Data: 12/05/2023 08:33

As equipas nas 24 Horas de Le Mans vão poder pré-aquecer os pneus, numa excepção pontual a uma proibição que foi introduzida no Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) este ano.

Os fornos de aquecimento de pneus alimentados por geradores foram proibidos no início da época por motivos de sustentabilidade, mas a medida suscitou críticas por parte de alguns concorrentes, em especial após as 6 Horas de Spa-Francorchamps, em que vários carros tiveram momentos de descontrolo com a borracha fria.

Na quinta-feira, a ACO anunciou que os aquecedores de pneus, concebidos para dar mais aderência aos pneus desde o início da corrida, voltarão a ser utilizados em Le Mans após uma "avaliação aprofundada" dos dados, juntamente com os fornecedores oficiais de pneus, a Michelin e a Goodyear.

A Michelin fornece pneus a todos os carros das classes Hypercar e GTE-Am, enquanto a Goodyear trabalha com as equipas LMP2.

Uma declaração da ACO afirma que a medida permitirá aos pilotos "de todos os níveis de experiência" competir "no ambiente mais seguro possível" na prova de 24 horas do próximo mês, onde as temperaturas da pista podem variar muito entre o dia e a noite.

"Os fabricantes de pneus, equipas e pilotos ganharão um tempo valioso para desenvolver uma melhor compreensão de como trazer pneus frios à temperatura antes do restante da temporada 2023 do FIA WEC", acrescentou o comunicado.

"O retorno dos aquecedores de pneus será aplicado às três classes do FIA WEC para fins de consistência e equidade. Além disso, os fornos de aquecimento de pneus serão alimentados por combustível 100% sustentável do fornecedor exclusivo do FIA WEC, TotalEnergies", pode ainda se ler.

O abandono do aquecimento de pneus foi originalmente introduzido como parte de um roteiro de pneus do WEC a longo prazo, desenvolvido em consulta com os fabricantes de pneus, e tem estado a ser trabalhado nos últimos dois anos.

Contudo, devido aos riscos elevados de deixar ir os carros para a pista com os pneus frios, construtores e equipas privadas já transmitiram aos organizadores que esta medida faz pouquíssimo sentido.

José Nascimento


Links relacionados
 
Noticias:
   WEC - Spa: Ferrari quer mudança de regras de aquecimento de pneus
   WEC: Porsche quer BoP revisto antes de Le Mans
   WEC: Uma excepção à regra em Le Mans?
   IMSA - Laguna Seca: Albuquerque com corrida de altos e baixos
   24h Le Mans: Rossi planeia estreia em 2024
   24h Le Mans: Vanwall dispensa Villeneuve
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Campeonato do Mundo de Endurance
Provas:
   24 Horas de Le Mans
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com