1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/05/2024 22:51 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Rampa Internacional da Falperra



Proximas 3 Provas
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans
Jarama Classic








24h Le Mans: Novo procedimento de Safety-Car gera discórdia
Data: 30/03/2023 10:15

As novas regras do Safety-Car a serem postas em prática para as 24 Horas de Le Mans deste ano polarizaram o paddock do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC). A Toyota saiu contra este novo procedimento, enquanto a Porsche está entre os que estão a favor desta nova medida.

Não haverá mais três carros de segurança na pista do Circuit de la Sarthe quando a corrida ficar verde, após um período de Safety-Car. Em vez disso, haverá um único veículo atrás do qual o pelotão será compactado, com os carros alinhados em grupos de classe e os Hypercars à frente.

"Não é muito positivo", diz o director técnico da Toyota Gazoo Racing Europe, Pascal Vasselon, sobre a mudança. Em conversa com a revista inglesa Autosport, o técnico francês descreveu-a como uma "espécie de americanização da corrida".

"Um Safety-Car tem sempre um impacto desportivo, e depois pode-se minimizar esse impacto com os três carros de segurança ou maximizá-lo, que é o que foi feito para este ano com um carro de segurança", explicou o responsável da Toyota. "O procedimento que estava em vigor era provavelmente o melhor possível para ter o menor impacto desportivo numa pista de 13,6 km com um tempo de volta de 3m30s".

O francês teme um desfecho menos sincero da corrida. "A natureza da corrida pode agora mudar completamente com um Safety-Car. Tudo o que se tem de fazer é ficar a três minutos do líder e esperar por um carro de segurança. Isto faz de Le Mans um pouco de lotaria, e isso muda o valor da vitória. Pode desvalorizar uma vitória de Le Mans porque se pode obtê-la por acaso de alguma forma".

O chefe de equipa da Porsche Penske Motorsport, Jonathan Diuguid, tem outro ponto de vista sobre o mesmo assunto.

"Depois de Le Mans no ano passado, com o nosso programa LMP2, analisámos como os períodos de Safety-Car nos afectaram e, no final, um favoreceu-nos e outro favoreceu o carro da JOTA [vencedor da classe]. Tentar eliminar isso o mais possível só pode ser bom", disse Jonathan Diuguid, cuja equipa inscreverá três Porsche 963 LMDh na prova, à Autoport.

A corrida será neutralizada atrás de três carros de segurança como no passado, antes de uma fusão da fila atrás de um único veículo. Qualquer carro à frente do líder da sua classe na fila poderá ultrapassar o Safety-Car, alinhando-se no final da fila, mas recuperando com isso tempo ao carro que lidera. Isto será seguido pelo que foi denominado "dropback", que formará a fila com os carros divididos por classes com os Hypercar à frente e os GTE Am na retaguarda.

O sistema terá sido praticado no dia da abertura do teste do Prólogo do WEC em Sebring, no início deste mês. Segundo a revista inglesa, foi estimado um tempo de 20 minutos para que o procedimento fosse concluído em Le Mans.

José Nascimento


Links relacionados
 
Noticias:
   CTCC: Ávila vai ajudar a SAIC VW
   CTCC - Zhuhai: Tempo trocou as voltas a Ávila
   WEC/IMSA: BMW e Porsche partilham o mesmo problema
   WEC: Portimão deverá sair do calendário em 2024
   GT3: Novo Toyota já foi visto a testar
   HE: AMA Racing Team apresentou equipa para 2023
   IMSA: Problemas a ultrapassar na classe rainha?
   WEC - Portimão: Toyota venceu e convenceu
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Campeonato do Mundo de Endurance
Provas:
   24 Horas de Le Mans
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com