Depois de ter colocado na segunda-feira um vídeo a correr onde era visível o Citroen C-Elysée a ser preparado para a aventura do WTCC sob o nome de código "M43", a marca do "double-chevron" mostrou hoje o primeiro esboço do carro.
A berlina francesa do segmento C foi a escolhida para defender as cores da marca no WTCC a partir de 2014. A opção pelo Elysée deve-se ao facto de ser um modelo comercializado a nível global, com os olhos postos nos mercados emergentes como referiu o CEO da Citroen Frédéric Banzet. "A escolha do C-Elysée como o modelo para construir o nosso WTCC carro ilustra a vontade da marca em realmente usar a competição como um apoio ativo para o desenvolvimento de negócios", sublinhou o gaulês que prosseguiu: "Com provas na América Latina, Marrocos, China e Rússia, o calendário do WTCC é verdadeiramente global e será uma mais valia para nós dar a conhecer o C-Elysee junto de um publico de entusiastas do desporto motorizado".
Xavier Mestelan-Pino, o director técnico da Citroen Racing, realçou que a opção de "três volumes" que permitirá mais espaço para trabalhar a aerodinâmica. "De um ponto de vista estritamente técnico, a escolha de um tri-corpo foi ideal em termos aerodinâmicos. Portanto, a escolha de C-Elysée ajusta-se perfeitamente ", afirmou o técnico francês que acrescentou: "Além disso, fomos capazes de montar os vários componentes com bastante facilidade. Na medida em que este é o nosso primeiro carro de circuitos, devemos constantemente questionar a relevância de nossa escolha, mas é o que torna o desafio particularmente emocionante".
O Citroen C-Elysee WTCC é o primeiro carro apresentado, ainda que através de imagens, de acordo com o regulamento técnico de 2014 e, muito embora utilize o mesmo bloco 1.6 turbo de injeção direta do DS3 WRC, a marca francesa conseguiu subir a sua potência para cerca de 380cv. A transmissão é feita apenas sobre às rodas dianteiras através de uma caixa de velocidades sequencial de seis relações.
O Citroen C-Elysée WTCC teve o seu shakedown há alguns dias, estando a iniciar um intenso programa de testes. Para já, sabe-se que Sebastien Loeb é o único piloto escolhido até ao momento.
Poderá agora seguir-nos também no Facebook em SPORTMOTORES.COM ou no Twitter em @SportMotoresCom
|