Antes do arranque da temporada, com mais um calendário muito preenchido, o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) reforçou a sua segurança.
O Autódromo Internacional do Algarve instalou 126 metros da vedação avançada da Geobrugg Motorsport, com espaçamento entre postes de 6 m na Curva 1 para melhorar a sua segurança.
As barreiras e vedações Geobrugg para desportos motorizados são os primeiros sistemas homologados de acordo com a Norma FIA 3502-2018 para vedações contra detritos. A Geobrugg é um especialista em consultoria, conceção de layouts, produção, entrega e instalação, com soluções de barreiras em circuitos de Fórmula 1, Fórmula E e até no mundial de Rallycross.
No ano passado, durante o segundo treino livre do troféu Porsche Sprint Cup Iberia no Autódromo Internacional do Algarve, o piloto português Alexandre Areia, ao volante de um Porsche 991.2 GT3 Cup, ficou sem travões e ultrapassou a vedação de protecção na parte exterior da Curva 1, antes de acabar por ficar imobilizado na bancada superior. O jovem piloto escapou ileso e não havia espectadores presentes na área, mas o acidente colocou em causa a segurança do moderno circuito de Portimão.
A FIA recolheu informações e o acidente seguiu para análise pela Comissão de Circuitos da FIA. O resultado desta análise não foi dado a conhecer publicamente.
Com vista à implementação de todas as medidas necessárias à obtenção da certificação ISSO 20121, foi estabelecida uma parceria entre o AIA com a SIA – Sociedade Inovação Ambiental, uma das poucas organizações certificadas para o poder fazer no nosso país e que foi responsável igualmente pelo processo de certificação do Rock in Rio em Lisboa e também no Rio de Janeiro, tendo igualmente colaborado no processo idêntico da equipa de Fórmula E DS Techeetah.
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