Quatro construtores da classe Le Mans Hypercar, incluindo a marca líder do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC), a Toyota, receberam aumentos de peso num ajuste do Balanço de Performance (BoP) na vésperas do dia oficial de testes das 24 Horas de Le Mans deste fim-de-semana.
O BoP foi concebido para equilibrar os carros construídos de acordo com os diferentes regulamentos LMH e LMDh e baseia-se fortemente em dados simulados para determinar o nível de desempenho potencial de cada veículo.
Sendo assim, o Toyota GR010 Hybrid vai rodar 37 kg mais pesado do que durante as suas vitórias na segunda e terceira rondas da temporada do WEC em Portimão e Spa-Francorchamps, e 18 kg mais pesado do que na prova de Sebring. A mudança dá ao carro híbrido LMH da Toyota um novo peso mínimo de 1080 kg, colocando-o 50 kg mais pesado do que o mais leve dos LMHs de Glickenhaus e ByKolles.
A Ferrari, a Porsche e a Cadillac também foram afectadas pela primeira alteração do balanço de desempenho do ano, que foi confirmada num boletim oficial na quarta-feira.
A potência máxima permitida para os sete tipos de carros também não foi alterada. Porém, a Toyota, a Ferrari e a Cadillac viram aumentada a quantidade de energia que podem utilizar ao longo de uma sessão para reflectir o peso extra que terão de transportar. O aumento é de quatro megajoules para o GR010, dois para o 499P e um para o V-Series.R.
A FIA e o Automobile Club de l'Ouest (ACO) não deram qualquer explicação sobre a publicação das tabelas BoP pelo Comité do WEC, pelo que não é claro se o âmbito do acordo que parece ter sido acordado entre organizadores e os construtores permite uma nova alteração entre o "Test Day" e a corrida do fim-de-semana seguinte.
Tal como acontece com todas as comunicações que dizem respeito ao BoP do Comité do WEC, a última tabela diz que é aplicável até "novas ordens".
Toyota GR010 Hybrid - mais 37 kg e mais 4 MJ extra
Ferrari 499P - mais 24 kg e mais 2 MJ extra
Cadillac V-Series.R - menos 11 kg e mais 1 MJ extra
Porsche 963 - menos 3 kg
Peugeot 9X8 - Sem alterações
Glickenhaus 007 Pipo - Sem alterações
Vanwall Vandervell 680 Gibson - Sem alterações
|