Rumores vindo do Japão dão conta que a Toyota poderá estar a avaliar seriamente uma participação nas 24 Horas de Le Mans no futuro com um protótipo movido a hidrogénio.
A Toyota já tem utilizado corridas de resistência para acelerar a viabilidade do combustível hidrogénio. Estreou um carro equipado com um motor de combustão a hidrogénio nas 24 horas de Fuji, na província de Shizuoka, em Maio de 2021, e tem competido com o Toyota Corolla H2 Concept no campeonato de resistência japonês Super Taikyu Series.
Na sua primeira aparição, o Toyota Corolla especialmente adaptado alimentado a hidrogénio gasoso foi pilotado por vários pilotos, incluindo o Presidente da Toyota, o famoso Akio Toyoda. Numa corrida de resistência em Novembro passado, a Toyota disse que tinha melhorado o rendimento do motor em 24% e o seu alcance de condução em cerca de 30%. Conseguiu também reduzir os casos de combustão anormal, eliminando tais casos em mais de metade em comparação com Março passado.
A marca nipónica estará bastante ativa nos bastidores e com especial interesse no hidrogénio para a sua continuidade nas provas de resistência, numa altura em que o ACO se prepara para lançar a categoria em 2025. Oito fabricantes terão estado envolvidos nas reuniões do grupo de trabalho técnico do ACO para a classe, tendo o clube francês como objectivo ter pelo menos três construtores na grelha de partida com este tipo de viaturas em 2025.
A Toyota não é a única marca interessada nesta tecnologia, pois a Alpine estará igualmente a avaliar uma participação via "Garagem 56", que permite um espaço na grelha de partida das 24 Horas de Le Mans para os concorrentes que queiram testar novas tecnologias, com um protótipo experimental a hidrogénio.
A Hyundai terá mostrado bastante interesse no binómio Le Mans - Hidrogénio, mas o interesse do construtor sul-coreano terá arrefecido à velocidade que tem sido apontada como uma eventual interessada no mundial de Fórmula 1.
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