O Rali da Finlândia foi como um reino para Ott Tanak / Martin Jarveoja, dominaram, venceram a powertage e com isto reforçam a liderança no mundial.
Apesar de terem sofrido oposição em quase metade da prova, Ott Tanak distinguiu-se pela consistência e ausência de erros, ao contrário dos seus companheiros de equipa que deixaram de lutar pela vitória quando erraram. Para a Toyota foi também uma prestação soberba com os Yaris WRC a mostrarem velocidade e fiabilidade.
Optando por correr sem todas as novas evoluções no Citroen C3 WRC, Esapekka Lappi conseguiu o 2º posto numa rara demonstração de competitividade. O finlandês ficou a 25,6s do vencedor e impôs-se a Jari-Matti Latvala que deixou de arriscar depois do toque numa pedra ontem, e dessa forma garantiu preciosos pontos para a Toyota no mundial de construtores.
Tal como na Citroen, também a Hyundai teve o seu melhor carro nas mãos de um improvável: Andreas Mikkelsen. O i20 WRC não é competitivo na Finlândia, por isso restou lutar pelos lugares secundários e nessa tarefa o norueguês esteve bem ao conquistar o 4º posto a 53,4s de Tanak e a levar a melhor sobre Sebastien Ogier por 2,7s. O campeão do mundo teve uma pálida actuação na Finlândia e nem a Powerstage escapou com o 4º posto conseguido nesse derradeiro troço.
Thierry Neuville cumpriu a tradição e esteve apagado na Finlândia com o 6º posto final. Mas mais importante que isso, esta foi a segunda prova onde o belga assumiu ter corrido riscos sem que os tempos aparecessem, sendo mesmo o mais lento dos Hyundai e perdendo mais pontos no mundial de pilotos. Craig Breen esteve muito bem na estreia com o Hyundai, apesar de a dada altura ter perdido a confiança e começado a descer na classificação. Desceu ainda mais um lugar quando a equipa lhe pediu para penalizar 20 segundos e ceder um lugar a Neuville para ajudar às contas do campeonato.
Com um rali para esquecer, que começou com o acidente de Hayden Paddon nos testes, a M-Sport viu apenas um carro terminar no 8º posto por intermédio do Teemu Suninen. Os Ford Fiesta WRC foram lentos e Gus Greensmith ainda desistiu hoje ao sair de estrada. Uma referência para Kris Meeke que lutou pela vitória, mas foi traído pela sua já habitual inconsistência. Um toque numa pedra ontem e uma saída de estrada hoje.
No WRC2 Pro Kalle Rovanpera não teve adversários no Skoda Fabia R5. No WRC2 Nikolay Gryazin impôs o Skoda ao Hyundai de Jari Huttunen por 14,0s.
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