1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 03/05/2024 23:53 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
6 horas de Spa-Francorchamps (WEC)
Vodafone Rali de Portugal
Jerez Classic








Finlândia: Loeb foi mesmo o melhor
Data: 30/07/2011 19:04

Sebastien Loeb / Daniel Elena conseguiram o segundo triunfo da sua carreira no rali da Finlândia, mas com um especial sabor já que partiram para a derradeira etapa om desvantagem teórica por abrirem a estrada.

Depoisa das jogadas tácticas dos pilotos da Citroen terem deixado o campeão do mundo a partir na frente, Loeb percebeu que afinal havia troços em que afinal tinha vantagem nessa posição, tendo mesmo Jari-Matti Latvala reconhecido isso.

No entanto Loeb sofreu a pressão de Sebastien Ogier até este furar na secção da tarde e ficar sem pneu suplente, e logo sem poder errar e furar novamente. Isso condicionou um pouco o andamento de Ogier que acabou por sucumbir ao ataque de Jari-Matti Latvala. Os troços da etapa de hoje eram bem conhecidos do finlandês da Ford, mas um erro assumido no set-up ao nível dos diferenciais impediu-o de andar como queria de manhã. Só de tarde conseguiu mostrar a sua perfomance, mas não conseguiu chegar a Loeb, dando no entanto para ser 2º.

Mikko Hirvonen fez uma prova fantástica, se se não fosse o toque de 6ª feira, provavelmente teria sido um Ford a vencer o rali. No parque de assistência de 6ª feira onde os homens da M-Sport reconstruiram o Fiesta de Hirvonen, o atraso para Loeb era de 2m02s. No final do rali contabilizam-se 50 segundos recuperados para o vencedor. É certo que Hirvonen partiu mais atrás e tinha vantagem, mas os seus tempos de hoje deixam a duvida se, sem contratempos, não teria sido capaz de bater Loeb. Hirvonen ainda somou mais 3 pontos com o triunfo na "power stage".

Petter Solberg não conseguiu travar Hirvonen e teve de se contentar com o 5º lugar, ainda assim feliz por ter mantido Mads Ostberg no 6º lugar atrás de si. Mais feliz estava Henning Solberg que subiu ao 7º lugar depois de passar Juho Hanninen, e beneficiando ainda do descalabro dos Mini. Os carros da Prodrive tiveram problemas de sobreaquecimento na derradeira etapa, um problema extensivo aos carros privados, levando Daniel Sordo a desistir e Kris Meeke a afundar-se na classificação. Na Finlândia a perfomance e fiabilidade dos Mini mostrou melhorias, mas ainda insuficientes.

No SWRC Juho Hanninen tinha a tarefa de levar o seu Skoda até ao final rumo ao triunfo na categoria. Martin Prokop foi 2º com o checo a considerar um resultado melhor que o esperado. Ott Tanak fechou o pódio e lamentou o pião de ontem que o impediu de continuar a luta com Hanninen. No PWRC a vitória foi para Hayden Paddon que fez o pleno de triunfos e aproveitou bem os problemas de Patrik Flodin, o qual referiu ter sido o seu pior rali da Finlândia resignado com o 3º lugar. Jarkko Nikara colocou o seu Mitsubishi no 2º lugar da categoria. Na Junior WRC Academy Egan Kaur conseguiu o seu terceiro triunfo consecutivo, sendo o estónio o unico vencedor do ano entre os jovens.

Quanto aos portugueses, problemas nos carros de Armindo Araújo e Bernardo Sousa atrasaram-nos na derradeira etapa. Armindo sofreu dos mesmos problemas de sobreaquecimento que os carros oficiais e ainda teve problemas com o ALS, terminando no 20º lugar. Bernardo Sousa viu o motor do Fiesta perder rendimento na parte final, sendo 24º da geral, 6º do SWRC e com isso desceu a 4º no campeonato.

Classificação final:
1º Sebastien Loeb / Daniel Elena - Citroen DS3 WRC - 2h39m37,0s
2º Jari-Matti Latvala / Mikka Anttila - Ford Fiesta WRC - a 8,1s
3º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Citroen DS3WRC - a 12,8s
4º Mikko Hirvonen / Jarno Lehtinen - Ford Fiesta WRC - a 1m09,1s
5º Petter Solberg / Chris Patterson - Citroen C4 WRC - a 1m16,2s
6º Mads Ostberg / Jonnas Andersson - Ford Fiesta WRC - a 1m27,8s
7º Henning Solberg / Ilka Minnor - Ford Fiesta WRC - a 3m25,5s
8º Mattthew Wilson / Martin Scott - Ford Fiesta WRC - a 3m52,3s
9º Kimmi Raikkonen / Karl Lindstrom - Citroen DS3 WRC - a 3m59,8s
10º Juho Hanninen / Mikko Markkula - Skoda Fabia S2000 - a 5m13,7s
11º Dennis Kuipers / Frederic Miclotte - Ford Fiesta WRC - a 7m41,3s
12º Martin Prokop / Jan Tomanek - Ford Fiesta S2000 - a 7m51,4s
13º Ott Tanak / Kundar Sikk - Ford Fiesta S2000 - a 8m52,0s
14º Per Gunnar Andersson / Emil Axelsson - Subaru Impreza R4 - a 9m54,7s
15º Kahlid Al-Qassimi / Micheal Orr - Ford Fiesta WRC - a 10m47,8s
(...)

Classificação dos campeonatos:

Pilotos
1º Sebastien Loeb - 161
2º Mikko Hirvonen - 144
3º Sebastien Ogier - 140
4º Jari-Matti Latvala - 96
5º Petter Solberg - 83
(...)

Construtores:
1º Citroen Total World Rally Team - 290
1º Ford Abu Dhabi World Rally Team - 225
3º M-Sport Stobart Ford Rally Team - 101
(...)

SWRC:
1º Juho Hanninen - 86
2º Martin Prokop - 68
3º Ott Tanak - 51
(...)

PWRC:
1º Hayden Paddon - 75
2º Martin Semerad - 50
3º Jutta Ketomaki - 36
(...)

WRC Academy
1º Egon Kaur - 58
2º Miguel Baldoni - 26
3º Brendan Reeves - 24
(...)



Links relacionados
 
Noticias:
   Finlândia - 1ª etapa: Citroen abrem a estrada
   Finlândia - 2º etapa. Luta ao rubro na Citroen
   Finlândia: Portugueses terminaram apesar de tudo
Categorias:
   Internacional
   Ralis
   Campeonato Mundial de Ralis - WRC
Provas:
   Secto Rali da Finlândia
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com