Depois de um interregno de 6 semanas, o Campeonato Mundial de Ralis está de volta com o rali da Finlândia, uma das provas mais espectaculares do campeonato.
Esta espécie de férias de verão é o resultado de uma ideia que as mentes da FIA tiveram há dois anos e que visava iniciar o campeonato no final do verão e termíná-lo no início do verão, criando um campeonato de inverno. A ideia não vingou, mas o interregno ficou, e agora volta a falar-se num campeonato de inverno lá para 2010...
Com as suas rápidas classificativas, repletas de saltos, muitas vezes em curvas "cegas", o Rali da Finlândia é um verdadeiro desafio para os não nórdicos, como prova o facto de apenas 6 dos vencedores de prova em mais de 50 anos não serem loiros nem falarem aqueles dialectos que nós consideramos esquisitos e difíceis.
A prova mantém o seu centro nevrálico na cidade de Jyvaskyla, o principal centro cultural da Finlândia. Os suaves pisos de terra finlandeses terão 340km de classificativas, onde se inluem cinco novos troços.
A entrada na segunda metade da temporada é feita com a luta pelo título mundial ao rubro, com Mikko Hirvonen a fazer valer a sua regularidade para se superiorizar por 3 pontos a Sebastien Loeb, o homem que soma cinco triunfos em dez provas disputadas. Mas estes dois pilotos terão de contar com Jari-Matti Latvala, finlandês voador que está mais seguro a conduzir mas não tem visto a sorte acompanhá-lo.
Muita curiosidade em torno dos Subaru Impreza WRC08, depois do "teste" que foi a Acrópole e a Turquia David Richards promete muito para a Finlândia. A ver vamos se é desta que a marca japonesa sai do marasmo em que se encontra há 3 anos.
Para além das equipas MT - Stobbart e Munchis, o Rali da Finlândia conta com alguns privados inscritos em veículos WRC, como é o caso de Mads Ostberg, Andreas Mikkelsen, Conrad Rautembach e Urmo Aava. A juntar-se a todos estes, temos ainda os Suzuki SX4 WRC conduzidos por dois finlandeses, mas que não têm tido no carro japonês um aliado para andar depressa.
Mundial de Junior e Mundial de Produção, estão também à partida desta prova, mas sem nenhum representante lusitano.
|