Depois da animada luta que na 1ª etapa opôs os dois pilotos da Ford, o dia de hoje não foi mais tranquilo para Gronholm, mas pelo menos o finlandês entra na derradeira etapa com uma vantagem um pouco maior do que a que tinha hoje de manhã.
Malson Wilson não deu ordens à equipa para a manutenção das posições, para não permitir que Loeb se aproximasse, mas agora os dois Ford já estão com o adversário mais longe. Hirvonen tentou bater Gronholm, mas o veterano líder do campeonato foi sempre ligeiramente maios rápido e amealhou mais 16 segundos de vantagem.
Sebastien Loeb já se resignou ao 3º posto, apesar de no primeiro troço da manhã ter dado um "ar de graça" ao revelar-se o mais rápido, mas isso foi caso isolado, tendo até ao momento vencido apenas uma classificativa neste rali. O francês reconheceu que na finlândia não tem mesmo andamento para os Ford. Apesar de ontem ter revelado que teria de estar atento a Atkinson, tal não foi necessários, porque o australiano errou na escolha de pneus e após o problema de Petter Solberg teve entre mãos a tarefa de levar até ao fim o único Subaru em prova.
A partir do 5º lugar as trocas de posições foram muitas, em grande parte devido a abandonos ou atrasos com problemas. Juho Haninen viu o motor ceder na 14ª PE e deixar o lugar de melhor Mitsubishi. Também na 14ª PE Petter Solberg começou a sentir novamente problemas com o diferencial central que tornavam o Subaru inguiável, acabou por se tirar da etapa 2 classificativas depois. No 15º troço foi Daniel Sordo que abandonou com problemas e no 16º troço Manfred Sthol saiu de estrada acabando aí o rali.
Com todos estes contratempos Henning Solberg ficou sozinho no 5º posto e melhor piloto privado, Xavier Pons conseguiu subir ao 6º lugar e manter a luta com Urmo Aava, ao passo que o jovem Mads Ostberg consegue pela primeira vez chegar a um lugar que lhe dará direito a pontos se o mantiver. Jan Kopecky teve uma etapa muito positiva e subiu ao 10º lugar com o "vestuto" Skoda Fabia.
Entre o Mundial de Junior Martin Prokop desistiu e Conrad Rautenbach teve problemas, facto que deixous os Renault Clio R4 de Patrik Sandell e Kalle Pinomaki na frente separados por 57 segundos. A fechar o pódio dos mais novos está Alessandro Bettega com o Ford Fiesta S1600.
Classificação após a 2ª etapa:
1º Marcus Gronholm / Timo Rautiainen - Ford Focus WRC07 - a 2h36m45,2s
2º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Ford Focus WRC07 - a 20,4s
3º Sébastien Loeb / Daniel Elena - Citroen C4 WRC - a 1m00,5s
4º Chris Atkinson / Glenn MacNeall - Subaru Impreza WRC07 - a 2m41,3s
5º Henning Solberg / Cato Menkerud - Ford Focus WRC06 - a 3m59,1s
6º Xavier Pons / Xavier Amigo - Subaru Impreza WRC07 - a 6m28,8s
7º Urmo Aava / Kuldar Sikk - Mitsubishi Lancer WRC - a 6m41,6s
8º Mads Ostberg / Ole Kristian Unnerud - Subaru Impreza WRC S10 - a 8m01,9s
9º Guy Wilks / Phil Pugh - Ford Focus WRC 04 - a 8m56,9s
10º Jan Kopecky / Filip Schovanek - Skoda Fabia WRC - a 9m27,0s
11º Matthew Wilson - Michael Orr - Ford Focus WRC06 - a 10m08,6s
12º Andreas Mikkelsen / Ola Floene - Ford Focus WRC04 - a 10m09,6s
13º Luis Perez Companc / Jose Maria Volta - Ford Focus WRC06 - a 10m47,6s
14º Kaj Kuistila / Kari Jokinen - Mitsubishi Lancer WRC - a 14m44,1s
15º Federico Villagra / Jorge Perez Companc - Ford Focus WRC06 - a 16m02,6s
(...)
|