Em menos de uma semana o mundial de ralis muda de piso e sobre para noroeste em direcção aos rapidíssimos troços de terra do Neste Oil Rali da Finlândia. Não só terra, também os mundialmente famosos e espectaculares saltos que são feitos a velocidades elevadíssimas.
Na Alemanha a Ford e Subaru foram humilhadas (uma vez mais) pela perfomance e eficiência da equipa Kronos Citroen, com esta a dispôr de um excelente conjunto técnico e também humano. Na finlândia espera-se a reacção dos humilhados.
Ford e Subaru têm melhores trunfos na Finlândia do que tinham na Alemanha. Pelos lados da M-Sport os pisos de terra não são tão desconhecidos como pareciam ser os alemães, para além de estarem dois finlandeses ao volante dos Ford Focus WRC. Na Subaru os pisos de terra também são mais favoráveis ao falhado Impreza WRC 2006, para além dos pneus Pirelli mostrarem também menos fraqueza em terra. Na marca japonesa Chris Atkinson volta para o lado de Petter Solberg.
A estes conjuntos soma-se a Kronos que conta uma vez mais com Loeb e Sord, a dupla maravilha que não deverá ter tantas facilidades em somar mais um 1-2 como na Alemanha. Sordo na terra ainda não está tão à vontade como no asfalto, mas ainda assim melhor que Pons e a justificar mais uma vez a confiança da equipa ao nomeá-lo para pontuar, nomeação que será válida também para o Japão.
Entre as equipas privadas surgem a OMV Peugeot Team Norway com Stohl e Solberg, na Stobbart está o "residente" Matthew Wilson com Kosti Katajamaki no outro Focus. A Red Bull Skoda está ausente e também Toni Gardemeister não alinha no "seu" rali, já que a dificuldade em encontrar apoios é grande. François Duval está inscrito no Skoda da First, apesar da perda do principal patrocinador.
No entanto a prova finlandesa conta com alguns "outsideres" interessantes. Gianluigi Galli surge com um Peugeot 307 WRC da BSA. Daniel Carlsson reaparece ao volante de um Mitsubishi Lancer WRC, sendo mais dois destes carros tripulados por Jussi Valimaki e Juho Hanninen. Kristian Soberg aparece num Subaru Impreza de 2005 e Jari Matti Latvala alinha com um Toyota Corolla WRC.
O Neste Oil Rali da Finlândia pontua ainda para o Mundial de Junior, contando desta vez com a presença do lider do campeonato, o sueco Patrik Sandell para fazer frente a uma armada de rápidos adversários.
Nota de destaque para a presença de Ricardo Teodósio que faz a sua primeira internacionalização fora da península ibérica, estreia finalmente o Mitsuibishi Lancer Evo. IX e ainda vê Paulo Primaz regerssar ao banco do lado direito.
|