Se existe uma oportunidade em que a concorrência melhores chances terá de bater Sebastien Loeb, essa oportunidade é mesmo o Rali da Finlândia. Trata-se de uma prova em que a experiência e conhecimento do terreno vale muito, mas mesmo nesses aspectos específico Loeb é bom, mas há melhores.
Entre os nomes que poderão ser realmente melhores está apenas um: Marcus Gronholm, situação que só por si não é muito animadora para sonharmos em ter outros nomes que não o de Loeb na frente. Markko Martin venceu em 2004 mas este ano deverá andar bem longe da liderança, como tem feito nas provas anteriores. Loeb não tem sido muito bem, sucedido na finlândia, mas a sua perfomance deste ano deixa-o em boa posição de ser o 6º não-finlandês a vencer o rali. Se o piloto da Alsácia vencer, fica com 7 triunfos consecutivos e 8 nesta temporada.
Se na Citroen estão apenas dois carros, Loeb e Duval, mas a Peugeot inscreve 3 carros. Para fazer companhia a Gronholm e Martin a Peugeot foi buscar Sebastien Lindholm, um reforço que vem juntar-se aos novos amortecedores a utilizar e que poderão ser um dos trunfos da marca do leão.
Na Subaru não há reforços, Petter Solberg sozinho na tarefa de ir o mais longe possível com Cris Atkinson a estrear-se nesta prova. Também a Mitsubishi apresenta apenas dois carros com muitas esperanças em Harri Rovanpera e não tantas em Gigi Galli, o próprio italiano reconhece que a experiência vale mais que tudo neste rali. Mas Galli consegue por vezes fazer grandes surpresas.
No lado dos que inscrevem 3 carros está a Ford e Skoda, ainda que com ambições diferentes. A marca representada por Malcon Wilson foi buscar mais um finlandês para juntar a Tonin Gardmeister, neste caso Mikko Hirvonen que vê assim este convite como um prémio pelas duas surpreendentes prestações evidenciadas este ano. Hirvonen não é um finlandês voador, mas deste homem poderá surgir uma grande surpresa. Roman Kresta alinha no 3º Focus WRC, mais por questões contratuais do que pelo que poderá andar. Na Skoda o veterano Armins Schwarz tem Jani Pasoonen e Janne Tuohino ao seu lado.
O rali da Finlândia que é caracterizado pela rapidez das classificativas e pelos inúmeros saltos, arranca na 5ª feira à noite com uma classificativa espectáculo, mas na 6º feira é que as coisas começam a ser "a sério". Entre a lista de inscritos estão os participantes no mundial de junior. O destaque vai para a estreia do novo Suzuku Swift com o qual Per Gunnar Andersson, Guy Wilks e Kosti Katajamaki esperam bater a concorrência de onde se destacam os C2 S1600 de Kris Meeke e Daniel Sordo e o Fiat Punto de Mirco Baldacci.
|