1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 17/05/2024 05:42 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Rampa Internacional da Falperra



Proximas 3 Provas
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans
Jarama Classic








CPR/CPrmR – Aboboreira: Armindo e os outros
Data: 14/04/2022 13:39

Depois de em 2021 ter tido uma lista de inscritos recheada de estrangeiros de nomeada, o Terras d’Aboboreira volta a ser de cariz quase só nacional. Além do CPR, a prova do Clube Automóvel de Amarante (CAA) conta também com o “Promo”… mas pouco!

Depois de edições com a presença de muitas e boas equipas estrangeiras, muito especialmente em 2021, onde dos 52 inscritos, 24 eram estrangeiros, a edição 2022 do Rali Terras d’Aboboreira quase e só se resume aos concorrentes nacionais, o que não deixa de ser irónico quando a prova do CAA passou a contar para uma competição europeia (ERT). Numa lista com 34 concorrentes, teremos em viaturas Rally2, o saudita Rakan Al-Rashed [com Hugo Magalhães], em VW Polo GTI e o irlandês Josh Mcerlean, em Hyundai i20, e num Peugeot 208 Rally 4, o uruguaio Andres Marieyhara.

Se em 2021, o melhor no CPR [Ricardo Teodósio] foi apenas quinto da geral, este ano tudo aponta para que a disputa pela vitória seja apenas e só ‘reservada’ aos concorrentes nacionais, e sendo assim o maior favoritismo tem que ser atribuído a Armindo Araújo, que nas duas primeiras provas do ano exerceu um forte domínio, isto considerando apenas os candidatos ao título, já que nos Açores, o domínio foi de um visitante de luxo, Ricardo Moura.

Veremos se na prova do Clube Automóvel de Amarante, em que o CPR assume o papel principal, o piloto do Skoda Fabia da Racing Factory continua a ser o mais forte e, se assim for, reforça ainda mais a liderança no campeonato ou se finalmente os seus adversários encontram o caminho certo para o bater. Entre esses, temos que colocar Bruno Magalhães e Ricardo Teodósio, esperando-se que estejam mais sintonizados com os seus Hyundai i20 (e estes com os pilotos!) do que aconteceu até aqui. Vamos ver se a ajuda de Dani Sordo nos testes pré-rali terá sido mesmo proveitosa!

Um piloto a seguir com especial atenção será Miguel Correia (Skoda Fabia), que na Aboboreira tem demonstrado ser muito competitivo. Se tanto em 2020 como em 2021 terminou em terceiro [no CPR], no ano passado andou na luta pela vitória, terminando a menos de 10s de Ricardo Teodósio e a pouco mais de 1s de Armindo Araújo. Se conseguir ter este ano a mesma progressão, será um nome a ter (muito) em conta na luta pela vitória.

Numa lista com 16 viaturas Rally2 (ou R5), uma palavra para José Pedro Fontes (Citroen C3), a precisar de um bom resultado que lhe permita chegar ao seu piso de eleição [asfalto] melhor colocado.

Referência também para os manos Meireles, este ano com dois Hyundai i20. Completam as viaturas mais rápidas, Pedro Almeida, Manuel Castro, Diogo Salvi e Paulo Neto, todos em Skoda Fabia, Lucas Simões (Hyundai i20), Ricardo Filipe (Ford Fiesta) e José Paula (Citroen C3). Espera-se que este conjunto de pilotos, mesmo se nem todos, a partida, terão as mesmas performances, possa protagonizar algumas lutas engraçadas, incluindo neste grupo alargado, os dois pilotos estrangeiros.

Para lá dos Rally2, que representam quase 50% (47%, se quisermos ser mais exactos) da lista de inscritos, o que demonstra mais uma vez a macrocefalia do CPR, temos dois concorrentes - Gil Antunes (Dacia Sandero) e Daniel Nunes (Ford Fiesta) - que correrão sozinhos, com viaturas que vendo as performances recentes [em Fafe e Açores] de Sesks [R4] e Armstrong [Rally3] poderiam imiscuir-se na luta com vários dos pilotos dos Rally2. Veremos se Daniel Nunes, que tem tido um início de época para esquecer, encontra em Amarante (Baião e Marco de Canaveses) o caminho certo para demonstrar o reconhecido upgrade de performance do Ford Fiesta Rally3.

Onze a lutar pelo CPR2

Apenas onze concorrentes em viaturas de 2 Rodas Motrizes estarão na Aboboreira para lutar pelo CPR2. Com o campeão em título [Carlos Fernandes] de fora, infelizmente parado – em Portugal, campeão não rima, de todo, com evolução!... – Ernesto Cunha chega a Amarante na liderança, seguido por Ricardo Sousa, Luís Morais e José Pedro Loureiro, todos eles em Peugeot 208 Rally4. Uma palavra para o piloto de Vouzela que vai de novo ter a seu lado Valter Cardoso – a correr em casa -, o que se saúda, pelo tão rápido regresso, depois do violento e assustador capotanço [com Tiago Reis na Toyota Hilux] na Baja ACP. Uma especial atenção para Nuno Coelho, ao volante do Renault Clio Rally4, viatura que tem demonstrado forte competitividade por essa Europa fora.

Numa altura em que os responsáveis justificam a “revolução” 2022 dos ralis como forma de promover o aparecimento de jovens pilotos, teremos na Aboboreira um único piloto no campeonato Júnior (sim, existe!...), João Silva, num Renault Clio R3T!

Promo… mas pouco!

Em duas semanas, a tal “revolução” 2022 dos ralis conseguiu algo que nunca tinha acontecido: um firme e sólido boicote dos pilotos às provas! No fim de semana passado, Resende - “Start” (sic) - ficou pelo caminho e este fim de semana a Aboboreira - “Promo” (sic) - só não seguiu o mesmo caminho porque funciona como ‘muleta’ do CPR, pois somente com 14 concorrentes, dos quais apenas 6 inscritos no referido campeonato, caso fosse a prova principal não seria de todo viável.

Como estamos na época pascal, vou utilizar aqui uma analogia condizente: esta “revolução” 2022 dos ralis é como se numa procissão, o andor ainda antes de sair do adro da igreja caísse duas vezes! Certamente que se isso acontecesse, o responsável pela paróquia logo apuraria responsabilidades e, no mínimo, trocaria um ou mais mordomos; já nos automóveis parece que a via-sacra vai prosseguir e quem irá continuar a carregar a cruz serão as equipas, os clubes e até os adeptos!

Mas o “Promo” (sic) até poderá ter algum interesse com a participação de 4 viaturas N5, nas quais pontifica o piloto da terra, Vítor Pascoal (Citroen C3), e com a estreia de um Toyota Yaris Proto, pelas mãos de Nélson Silva. Claro que poderia ser bem mais interessante de seguir se os seus concorrentes estivessem integrados na prova principal, numa única lista de inscritos, fazendo toda a prova se assim o desejassem, mas com classificação própria ao final do antepenúltimo troço, proporcionando certamente lutas interessantes com algumas equipas do CPR.

Programa

Sexta-feira (15 abril)
Treino livre - Vila Boa de Quires (3,47 km) 08h00/09h00
Qualificação - Vila Boa de Quires (3,47 km) 09h30/10h00
Prova Teste (Prioritários) 10h30/11h00
Prova Teste (Outros pilotos) 11h00/12h30
Partida (Baião) 16h00
PEC 1 – Baião Vida Natural 1 (8,92 km) * 16h30
Reagrupamento em Baião (Entrada) 17h00
Reagrupamento em Baião (Saída) 18h00
PEC 2 – Baião Vida Natural 2 18h10
Reagrupamento no Marco de Canaveses (Entrada) 19h30
Saída do reagrupamento 21h05
PEC 3 – Marco Rios de Emoção (2,07 km) * 21h30
Parque de Assistência (Entrada) 22h15
Parque Fechado (Entrada) 23h03

Sábado (16 abril)
Partida do Parque de Assistência (Metalocardoso) 08h55
PEC 4 – Amarante Natureza Criativa 1 (15,14 km)* 10h00
PEC 5 – Marão 1 (10,67 km) * 11h00
PEC 6 – Amarante Natureza Criativa 2 * 12h20
Parque de Assistência (Entrada) 13h15
Parque de Assistência (Saída) 14h30
PEC 7 – Aboboreira 1 (16,00 km) * 15h20
PEC 8 – Marão 2 * 16h20
PEC 9 – Aboboreira 2 (Power Stage) 18h45
Parque de Assistência (Entrada) 19h45
Parque de Assistência (Saída) 19h55
Final em Amarante (Ponte de São Gonçalo) 20h10
* também para o CPrmR

Site oficial: https://terrasdaboboreira.pt/



Links relacionados
 
Noticias:
   CPR - Aboboreira: Testes não terão convencido Bruno Magalhães a 100%
   CPR - Aboboreira: A Ricardo Teodósio só resta arriscar
   CPR - Aboboreira: José Pedro Fontes gostava mais do rali em asfalto
   CPR - Aboboreira: Miguel Correia otimista no rali dos bons resultados
   CPR - Aboboreira: Conheça os horários das quatro transmissões em live-streaming
   CPR - Aboboreira: Armindo e Bruno penalizados no Qualifying
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Campeonato de Portugal de Ralis
   Campeonato Promo de Ralis
Provas:
   Rali Terras de Aboboreira
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com