Após a disputa dos três primeiros troços, Dani Sordo e Borja Rozada com o Hyundai i20 WRC estão na liderança do Vodafone Rali de Portugal.
A dupla espanhola aproveitou o facto de partir mais atrasada para se conseguir impôr aos nomes que ocupam os lugares cimeiros do campeonato, vencendo dois dos três troços. A vitória no troço inicial só falhou por deixar o carro ir abaixo num gancho.
Sordo é o cabecilha de um domínio total da Hyundai nesta fase inicial. Ott Tanak queixa-se que o carro não está a gosto e ainda somou um pião no troço inicial, mas é o 2º a 6,7s de Sordo. E se um não tem o carro a gosto, outro está no oposto e ainda por cima surpreendido por isso acontecer, já que Neuville assume ter um Hyundai com um comportamento muito positivo de forma inesperada. O belga é o segundo na estrada e está a 10,0s do líder a ocupar a 3ª posição.
O melhor dos Toyota vem no 4º posto a 17,6s com Elfyn Evans a revelar-se cauteloso na gestão dos pneus, mas pouco contente com o desempenho destes. Todos os pilotos arrancaram com quatro Pirelli macios e um duro. Takamoto Katsuta está no 5º posto 1,4s abaixo de Evans revelando uma progressão já vista na Croácia.
A estrear com o Ford Fiesta WRC em terra, Adrien Fourmaux teve uma manhã bem positiva, conseguiu um 4º tempo na PEC3 e com isso sobe ao 6º lugar a 23,6s da frente. Kalle Rovanpera vem no 7º lugar a 26,1s algo apagado e logo atrás surge ainda mais apagado Sebastein Ogier que tem a tarefa de abrir a estrada. O francês está já a 31s de Sordo e sem razão aparente que não seja o facto dos Yaris parecer estar esta manhã um degrau abaixo dos i20 WRC.
Boa prestação de Gus Greensmith que esteve em luta com os melhores Toyota até furar na PEC3. Pierre Louis Loubet desistiu com uma saída de estrada.
No WRC2 Esapekka Lappi entrou algo adormecido, mas acordou na PEC 2 e 3 e já lidera. Nikolay Gryazin está a 2,7s e Teemu Suninen é o 3º a 5,5s. Algo apagado vem Oliver Solberg no 4º posto, mas ainda assim melhor que Mads Ostberg que deu um toque numa pedra e teve de parar para mudar o pneu furado.
Quando ao WRC3, Pepe Lopez foi o primeiro líder, mas o espanhol bateu na PEC2 e deixou a liderança para o seu compatriota Nil Solans, num Citroen C3 Rally2, que tem 10,3s de vantagem sobre o Skoda de Emil Lindholm.
Entre os concorrentes do CPR, Armindo Araújo é o líder, com 8,6s de avanço para Bernardo Sousa. Bruno Magalhães está em 3º já a 28,1s com a quebra da barra estabilizadora do Hyundai. Ricardo Teodósio está bastante apagado no 4º posto e José Pedro Fontes perdeu muito tempo no troço de abertura ao capotar. Miguel Correia abandonou na PEC2 com uma saída de estrada.
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