Teve de tudo nas 24 Horas de Le Mans de 2023. Entre muitas surpresas, acidentes e uma conquista histórica da Ferrari, André Negrão fez uma boa prova no Circuito de la Sarthe.
A Ferrari venceu as 24 Horas de Le Mans, a mais importante prova do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) e quarta etapa da temporada 2023. A marca italiana tinha deixado claro nos treinos que estava em França para vencer e não se atemorizou pelo favoritismo da Toyota Gazoo Racing para conquistar uma vitória que muitos julgavam impossível depois da pole-position conquistada na quinta-feira.
O protótipo italiano vencedor contou no volante com Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado. O bonito Ferrari 499P nº 51, e travou grande disputa com a Toyota, que perdeu um carro no início da noite, ao longo da prova no Circuito de La Sarthe.
O resultado representa o fim de um jejum de vitórias da marca de Maranello em Le Mans. A Ferrari não vencia a prova de 24 horas desde 1965, quando triunfou com Masten Gregory, Jochen Rindt e Ed Hugus. A fábrica italiana não participava da corrida desde 1973, ano em que fez a pole position com Arturo Merzario e José Carlos Pace, que terminaram com a segunda posição.
A segunda posição acabou nas mãos da Toyota, com Ryo Hirakawa, Sébastien Buemi e Brendon Hartley, que batalharam com a Ferrari em pé de igualdade até a penúltima hora, quando viram os italianos abrirem vantagem. O resultado encerra uma sequência de cinco vitórias consecutivas dos japoneses na prova de endurance mais importante do planeta.
A Cadillac viu Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook terminarem com a terceira posição, e Sébastien Bourdais, Scott Dixon e Renger van der Zande serem os quartos colocados, ambos com voltas de atraso para os vencedores. O grupo dos cinco melhores foi completado pela outra Ferrari, que largou da pole position com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen.
Na LMP2, a vitória ficou com Fabio Scherer, Albert Costa e Jakub Smiechowski, trio que compete com um protótipo da InterEuropol. O Team WRT ficou com a segunda colocação com Rui Andrade, Louis Delétraz e Robert Kubica. A Duqueine, com Neel Jani, René Binder e Nicolas Pino, completou o pódio
Na LMGTE-Am, a vitória ficou com o Corvette de Nicky Catsburg, Ben Keating e Nicolas Varrone, que apostaram em forçar o ritmo na parte final, garantindo a vitória. A segunda posição ficou com o Aston Martin da ORT, de Ahmad Al Harthy, Michael Dinan e Charlie Eastwood, enquanto Michael Wainwright, Benjamin Barker, Riccardo Pera, com um Porsche da GR Racing.
Resultado Final:
1 - Pier Guidi-Calado-Giovinazzi (Ferrari 499P) - Ferrari - 342 voltas
2 - Buemi-Hartley-Hirakawa (Toyota GR010) - Toyota - 1'21"793
3 - Bamber-Lynn-Westbrook (Cadillac V-LMDh) - Cadillac - 2'18"917
4 - Bourdais-Van der Zande-Dixon (Cadillac V-LMDh) - Cadillac - 2
5 - Fuoco-Molina-Nielsen (Ferrari 499P) - Ferrari - 5
6 - Dumas-Pla-Briscoe (Glickenhaus 007) - Glickenhaus - 8
7 - Mailleux-Berthon-Gutierrez (Glickenhaus 007) - Glickenhaus - 10
8 - Di Resta-Jensen-Vergne (Peugeot 9X8) - Peugeot - 12
9 - Cameron-Christensen-Makowiecki (Porsche 963) - Penske - 13
10 - Smiechowski-Scherer-Costa (Oreca 07-Gibson) - Inter Europol - 14 (...)
|