Apesar de ter triunfado na estrada, a vitória de Sebastien Loeb esteve em discussão nas 5 horas seguintes ao final do Rali da Argentina
No 4º troço da prova - El Condor - o Road-Book tinha uma rotunda mal assinalada, já que não especificava de que forma deveria ser abordada. No entanto, a organização terá distribuido pelas equipas uma espécie de aditamento para informar os pilotos que deveriam contornar a rotunda para virar à esquerda no sentido do troço. Todos os concorrentes cumpriram o percurso dessa forma.
No intervalo das duas passagens, o delegado de segurança da FIA pousou o helicópetro no local e retirou as fitas de impediam que as equipas cortassem a rotunda a direito. No entanto, dos homens da frente apenas os Citroen oficiais e Petter Solberg cortaram, os restantes fizeram o percurso como na primeira passagem, perdendo aí quase meia dezena de segundos para os carros franceses.
No início da 2ª etapa Malcolm Wilson pediu explicações ao Colégio de Comissários Desportivos, mas como a resposta não foi satisfatória apresentou uma reclamação que foi analisada no Domingo após o final do rali.
Tendo em conta que Loeb venceu por 2,7 segundos sobre Hirvonen, a análise desta situação foi uma análise do triunfo na prova. No final Wilson mostrou-se satisfeito com as explicações, e a FIA multou os organizadores em 5.000 Euros por não terem clarificado devidamente o ponto do Road-Book que levantava duvidas.
O triunfo é de Loeb, mas fica sempre no ar de quem seria o triunfo se esta situação não tivesse acontecido.
Para se perceber a questão, fique com este link a uma montagem onde se fica com a percepção do tempo perdido pelos Ford:
Montagem da passagem na rotunda polémica
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