1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 10/05/2024 17:38 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
6 horas de Spa-Francorchamps (WEC)
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








Dakar: Monteiro perdeu protesto contra os Taurus
Data: 24/04/2024 10:20

O Taurus T3 Max dominou a classe Challenger do Rally Dakar em janeiro, ganhando nove das doze etapas e terminando em 1º e 2º lugares com Cristina Gutiérrez e Mitch Guthrie. No entanto, o triunfo só foi confirmado este mês.

Uma queixa foi apresentada contra os motores de ambos os pilotos durante a corrida, levando a FIA a recolhê-los para desmontagem e inspeção em França. Três meses depois, a FIA confirmou que os motores são legais e os seus resultados serão mantidos.

João Monteiro e a South Racing Can-Am apresentaram o protesto no dia 17 de janeiro, alegando que Guthrie e Gutiérrez originalmente tinham rolamentos nos seus motores feitos de material compósito em violação das regras da FIA. A alegação veio logo após os pilotos da Taurus, Eryk Goczał e o seu tio Michał Goczał, terem sido desqualificados por usar tal material nas suas embraiagens, o que é proibido pelo Artigo 2.3 do Código Desportivo Internacional da FIA, Apêndice J, Artigo 286.

Durante uma audiência a 3 de abril, o Delegado Técnico da FIA esclareceu que essa restrição não se aplica aos rolamentos do motor. O veredicto foi dado durante o BP Ultimate Rally-Raid, vencido precisamente por Monteiro na categoria SSV.

"Continuaremos pelo mesmo caminho que temos seguido, nunca deixando de desenvolver o carro mais eficiente no mercado da categoria Challenge, o mais leve, com o menor custo de manutenção, com capacidade para que qualquer piloto, independentemente da equipe, seja tão competitivo quanto suas habilidades demonstram", conclui um comunicado da Taurus, uma colaboração conjunta entre MCE-5 Development e Wevers Sport.

A Taurus ficou sob escrutínio após as desqualificações dos Goczałs; a equipa familiar EnergyLandia Rally Team havia vencido todas as seis etapas antes das suas penalidades, com cinco por Eryk e uma pelo seu pai Marek. Eryk insistiu que a sua embraiagem era permitida e não lhe proporcionava uma vantagem injusta, enquanto a Taurus subsequentemente pediu desculpas por uma "interpretação errada dos regulamentos técnicos" da sua equipa.

Após a corrida, Monteiro protestou Guthrie e os aliados da Taurus, Dania Akeel e Nicolás Cavigliasso, para ver se suas embraiagens eram legais. A FIA não encontrou irregularidades nessas investigações.



Jorge Plácido


Links relacionados
 
Noticias:
   CPTT: Sports & You representará a Taurus em Portugal
   CPTT - Montes Alentejanos: Miguel Barbosa vai estrear o Taurus T3
   W2RC - Portugal: João Ferreira mostrou o seu valor... se duvidas houvesse
   Dakar: Sainz confirma conversações avançadas com a Ford
   TT - Extremadura: Santag leva João Dias e Armindo Araújo
   CERTT - Extremadura: Moral em alta nas hostes lusas
Categorias:
   Internacional
   Todo o Terreno
   Dakar
Provas:
   Dakar
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com