Na primeira corrida da primeira visita do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E ao traçado italiano do Misano World Circuit Marco Simoncelli, António Félix da Costa cortou a linha de chegada na primeira posição, para logo a seguir ser despojado da sua vitória e desqualificado depois de verificações técnicas revelarem que no seu carro estava instalado um ajuste do amortecedor do acelerador não elegível.
A peça em questão foi anteriormente utilizada nos carros Gen 2, mas não foi introduzida nas especificações técnicas para os monolugares da Gen 3 quando esta nova versão do carro chegou à Fórmula E, para a temporada 2022-23. A Porsche admitiu que a mola foi de facto utilizada desde o início da era Gen 3, uma vez que apenas as novas peças eram realçadas no catálogo de especificações, não se mencionando se as peças anteriormente utilizadas foram removidas.
Logo após a penalidade, a Porsche apresentou um recurso de apelação que concedia ao fabricante alemão 96 horas para decidir se avançaria com o assunto.
Esta quarta-feira, mesmo antes do prazo expirar, os alemães emitiram um comunicado confirmando a sua decisão: "Podemos confirmar que a Porsche apresentou uma apelação contra a decisão #31 dos comissários desportivos em relação ao E-Prix de Misano da Fórmula E 2024, a 13 de abril de 2024".
Sendo assim, o caso de Misano vai seguir os tramites legais nas instâncias internacionais.
Antes da vitória, Félix da Costa estava a ter um início de temporada difícil, não pontuando nas três primeiras corridas antes de terminar no Top 10 em São Paulo e Tóquio. O seu lugar na Porsche está em dúvida depois de ter sido revelado que Nico Müller, da Abt, tinha realizado testes com a equipa alemã no início deste mês como possível substituto do piloto português para 2025.
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