Imagens nas redes sociais mostraram nos últimos dias obras significativas no Circuito do Sol, com o asfalto a ser colocado na futura pista do Alentejo que deverá ser homologada em breve e estar preparada para receber as primeiras corridas ainda este ano.
Mais do que uma pista para corridas, os seus proprietários querem que seja também a primeira verdadeira Motorsport Resort Community da Europa, proporcionando aos entusiastas e profissionais dos desportos motorizados um novo local aberto todo o ano para testes, track-days e corridas. Isto, na bela região do Alentejo, no sul de Portugal. Depois de alguns atrasos, a pista vai ganhando forma.
"A primeira camada que já está concluída. Tem 6 cm de espessura e vai ser aplicada uma camada superior de 3 cm. A camada superior tem uma estrutura muito específica para proporcionar o nível de aderência adequado", explicou Lars Lindberg ao SportMotores.com.
Esculpido na ondulante paisagem alentejana, o Circuito do Sol criou um circuito de inspirado nas curvas e recantos mais emocionantes dos grandes circuitos de corridas do mundo - aqueles que são venerados pelos entusiastas do desporto automóvel em todo o mundo. O "Saca-Rolhas" de Laguna Seca, a Eau Rouge de Spa, as Curvas Porsche de Le Mans - o novo circuito foi desenhado para imitar estas sensações que desafiam a perícia. A pista terá vários desenhos mas o seu traçado completo terá 3,5 km e 23 curvas, enquanto a pista de GT terá 3,0 km e 18 curvas.
"Vamos começar a testar a pista esta semana com um carro de corrida com pneus slick. É bastante ondulante - elevada e precisamos de validar o traçado antes da colocação final, pois agora podemos ajustar. Depois da colocação final, já não podemos", esclareceu Lars Lindberg.
Ao mesmo tempo, "vamos começar a fazer os correctores, com os novos correctores de F1 e MotoGP de Misano, que foram instalados em Portimão, Jerez, Valência, Barcelona, etc".
Com investidores da Suécia e da Alemanha, o Circuito do Sol representa um investimento de 16 milhões de euros na região de Serpa, um dos mais extensos municípios de Portugal, e pode atrair pilotos e fãs de Portugal e do estrangeiro, principalmente de Espanha.
"Em maio, faremos uma inauguração soft para os membros do clube e, em seguida, organizaremos eventos em junho e julho", afirma Lars Lindberg, acrescentando que "esperamos ter a homologação da FIM - FMP no terceiro trimestre e da FPAK/FIA pouco depois disso. A ambição é realizar corridas de carros e motas no 4º trimestre."
Com o Circuito de Braga sem homologação, Portugal encontra-se de momento com apenas duas pistas permanente, o Circuito do Estoril e o Autódromo Internacional do Algarve.
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