Em Espanha, a Toyota quer promover o talento nos circuitos e, com a ajuda da Teo Martín Motorsport e do seu Motor & Sport Institute, lançou a GR Cup Spain este ano. Este troféu monomarca tem como base o Toyota GR86, um modelo preparado para brilhar nos circuitos, ia ter um formato ibérico, com provas também em Portugal em 2024, o que não sucedeu. Contudo, a vontade é que esta competição da marca japonesa seja ibérica.
"Já tentámos este ano, mas acabou por não ser possível realizá-la em 2024, mas talvez em 2025 possamos fazer uma Taça Ibérica", disse o organizador e empresário Teo Martín quando questionado pelo SportMotores.com. "Neste momento, estamos a falar disso internamente."
As 20 unidades do Toyota GR86 que estão a ser preparadas nas instalações da MSi vão oferecer uma potência de 234 cv, tudo isto num carro que pesa 1.200 quilos. O GR86 tem um preço de 54.000 euros (sem IVA).
"A verdade é que é um carro muito económico de manter, a melhor escola para as jovens que querem crescer a um preço muito interessante, um carro com 1190 kg,
tração traseira e 234 cv, não há mais carros com estas características", salienta o empresário e ex-piloto Teo Martín.
O piloto português João Rebelo Martins esteve na pista espanhola de Kotarr, em plena região Ribera del Duero, para testar o desportivo japonês com a equipa Teo Martin Motorsport. "O automóvel tem um chassis bastante rígido e leve, é baixo, o motor é potente e transmite sensações fantásticas. É um automóvel muito puro e divertido de conduzir", contou.
O calendário de 2024 ligado aos Racing Weekend organizados pela federação espanhola, levará a GR Cup Spain este ano a Navarra, MotorLand, Cheste, Jerez e Barcelona.
|