Esapekka Lappi teve um Rali Safari com consecutivos problemas de transmissão no Hyundai i20 Rally1, e agora é a própria marca que explica o que aconteceu.
Lappi desistiu na 1ª etapa, regressou na 2ª e voltou a ter os mesmos problemas, tendo mesmo ponderado abandonar para poupar a caixa de velocidades e transmissão para a 3ª etapa onde poderia ir buscar alguns pontos.
O problema que se manifestou na prova queniana já estava identificado e foi alvo de uma evolução em 2023 aproveitando um dos jokers disponíveis, só que à última da hora essa evolução acabou por não avançar.
Em declarações ao Dirtfish.com o Diretor Técnico da marca - François-Xavier Demaison - explicou que "tentamos resolver outro problema na transmissão, a caixa. Na última parte do processo de validação tivemos um problema com esta nova proteção. Tivemos de cancelar porque não era melhor do a que já tínhamos."
O problema teria a ver com a própria estrutura exterior da caixa de velocidades. "Fazer novas proteções é um longo caminho. Proteções de caixa e transmissão é design, cálculos, design e produção, por isso perdemos este joker planeado para reforço da transmissão."
Demaison reconheceu que estão numa encruzilhada, porque "hoje em dia temos 21 dias de testes para 3 carros, e queremos essencialmente preparar as provas. Não é sequer suficiente para preparar as provas e não nos podemos esquecer que ainda temos de testar novos componentes."
As marcas podem testar livremente no seu centro de testes oficial, que no caso da Hyudnai é na Finlândia, mas "não se pode fazer 3.000km de testes em 12km de estrada, o piso degrada-se depressa e é preciso fazer testes adequados em troços para validar novas peças," concluiu Demaison.
A Hyundai tem um sério problema para resolver que por felicidade apenas se manifestou nesta edição do Safari. Mais um problema a juntar a todos os outros.
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