A Toyota Gazoo Racing esteve no início deste mês de Março em Portugal a testar com Kalle Rovanpera, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta.
A equipa liderada por Jari-Matti Latvala esteve na zona Sul do país em testes genéricos dos Yaris Rally1, mas procurou também soluções para o Safari a disputar daqui a duas semanas.
Kalle Rovampera revelou à revista alemã Motorsport Aktuell que estiveram a "trabalhar na melhoria das afinações do set-up e encontramos algo que será útil no Quénia."
Contudo foi alertando ser "difícil simular as chuvas das monções previstas para o final de Março lá. Apesar disso estamos bem preparados em parte porque temos feito um trablho intensivo nos detalhes ainda antes da Suécia e evoluímos isso."
Seria curioso perceber como é que se vai preparando a prova africana durante tanto tempo, e Rovanpera explicou. "Trabalhamos nas afinações dos amortecedores, molas, barras estabilizadoras e diferenciais. Foi uma questão de fazer o carro reagir exatamente como queremos."
Esse trabalho que vem sendo feito desde antes da Suécia viu o jovem campeão do mundo sofrer um revés na neve, mas para o qual Rovanpera tem uma curiosa explicação. "Tinha uma nota demasiado otimista para aquela curva. Acreditamos nas paredes de neve inclinadas e isso corre bem em 70% dos casos, só que não o o meu caso infelizmente."
Rovanpera está a fazer uma época em "part-time", depois do Rali da Suécia o próximo é o Rali Safari.
|