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GP do Japão - Corrida: Bottas vence e Mercedes conquista título de construtores
Data: 13/10/2019 09:33

Num dia de sol radioso, o finlandês Valtteri Bottas venceu hoje o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1, a 17ª prova da temporada, dando o sexto título Mundial de Construtores à Mercedes.

Bottas, que arrancou da terceira posição, venceu pela terceira vez este ano, deixando o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, a 11,376 segundos e o britânico Lewis Hamilton, no outro Mercedes, a 11,786 segundos, respetivamente.

Quatro horas antes, num Grande Prémio de horário atípico devido à passagem de um tufão nesta região do Japão, Vettel conquistou a pole position. No circuito de Suzuka, Vettel fez o tempo de 1m27,064s, seguido do monegasco e companheiro de equipa Charles Leclerc, com 1m27,293s. Bottas, e Hamilton, conquistaram o terceiro e quarto lugar no grid, respetivamente.

Na corrida, Bottas fez um arranque espectacular e ultrapassou os dois Ferrari, enquanto atrás de si Leclerc batia em Max Verstappen, que largou do quinto lugar, atrasando os dois. O holandês da Red Bull, que mais tarde viria a desistir devido a problemas no seu carro, perdeu tempo e o jovem monegasco da Scuderia Ferrari teve que ir às boxes trocar a asa da frente. Bottas foi um líder incontestado.

A corrida também ficou marcada por uma disputa emocionante pela segunda colocação até ao final. Hamilton e Vettel chegaram ao fim da corrida muito próximos. O alemão da Ferrari conseguiu segurar as investidas do inglês da Mercedes para subir ao pódio entre os carros germânicos. Vettel ainda teve que respirar de alívio antes, visto que a sua partida esteve sob investigação. Na 14ª volta, a direção de prova informou que Vettel não receberia punição, pois os comissários desportivos consideraram que não houve manobra ilegal do piloto alemão.

Estes resultados permitiram à Mercedes conquistar o título de construtores e igualar o feito que a Ferrari conseguiu entre 1999 e 2004. Com este triunfo, o piloto finlandês reduziu a desvantagem para Hamilton, que agora de cifra em 63 pontos a faltar quatro provas para o final do Mundial de Fórmula 1.

Mais atrás, Alex Albon marcou o seu melhor resultado na F1 com o quarto lugar para a Red Bull, apesar de ter perdido para os dois McLaren no início da corrida em Suzuka. Depois de ter ultrapassado Lando Norris, com um toque à mistura, Albon ficou à frente de Carlos Sainz parando para isso duas vezes, enquanto o espanhol implementava uma estratégia de paragem única para terminar em quinto lugar. A McLaren deveria ter terminado com dois carros nos pontos, mas, depois de ser atingido por Albon, Norris teve que parar cedo porque os restos da asa quebrada de Leclerc ficaram presos no seu monolugar. O jovem britânico terminou em 13º.

Daniel Ricciardo alcançou o sétimo lugar, executando uma primeira parte de corrida muito longa com pneus médios, para depois trocar para softs no final e ultrapassar vários carros com apenas algumas voltas para o fim. O australiano seria promovido a sexto com a penalização a Leclerc após a corrida.

Leclerc recebeu uma penalidade de 15 segundos, cinco segundos pela sua colisão inicial com Verstappen e 10 segundos pela Ferrari o ter deixado em pista com um carro danificado. Assim, com a dupla penalidade, Leclerc caiu do sexto para o sétimo.

A corrida terminou com dúvidas. A FIA lançou uma investigação sobre o motivo pelo qual o painel de luz de bandeira quadriculada apareceu uma volta mais cedo, o que significou que a corrida foi declarada final uma volta mais cedo do que o inicialmente previsto. A corrida de Suzuka deveria ter 53 voltas, mas foi entendido que a luz quadriculada foi exibida na volta 52. A FIA não sabe ao certo por que o painel de luz quadriculado se iluminou cedo demais.

Esta trapalhada não altera os resultados dos carros líderes, mas significou alguns mudanças na ordem mais atrás. Foi uma boa notícia para Sergio Perez, da Racing Point, que agora será creditado com o nono lugar. O mexicano que se envolveu num emaranhado com Pierre Gasly, da Toro Rosso, no que deveria ter sido a última volta e acabou nos muros. Nico Hulkenberg foi transferido para o 10º lugar, com Lance Stroll caindo do 10º para o 11º.

RESULTADO FINAL:
1. Valtteri Bottas - Mercedes F1 W10 EQ Power+ - 52 voltas
2. Sebastian Vettel - Ferrari SF90 - 13.343
3. Lewis Hamilton - Mercedes F1 W10 EQ Power+ - 13.858
4. Alex Albon - Red Bull Racing-Honda RB15 - 45.679
5. Carlos Sainz Jr. - McLaren-Renault MCL34 - 1'09.101
6. Daniel Ricciardo - Renault R.S.19 - 1 v
7. Charles Leclerc - Ferrari SF90 Ferrari - 1 v
8. Pierre Gasly - Scuderia Toro Rosso-Honda STR14 - 1 v
9. Sergio Perez - Racing Point-Mercedes RP19 - 1 v
10. Nico Hulkenberg - Renault R.S.19 - 1 v
11. Lance Stroll - Racing Point-Mercedes RP19 - 1 v
12. Daniil Kvyat - Scuderia Toro Rosso-Honda STR14 - 1 v
13. Lando Norris - McLaren-Renault MCL34 - 1 v
14. Kimi Raikkonen - Alfa Romeo Racing-Ferrari C38 - 1 v
15. Romain Grosjean - Haas-Ferrari VF-19 - 1 v
16. Antonio Giovinazzi - Alfa Romeo Racing-Ferrari C38 - 1 v
17. Kevin Magnussen - Haas-Ferrari VF-19 - 1 v
18. George Russell - Williams-Mercedes FW42 - 2 v
19. Robert Kubica - Williams-Mercedes FW42 - 2 v



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