Bernardo Sousa anunciou esta 6ª feira que, com efeitos imediatos, termina a sua carreira de piloto de ralis.
Em declarações ao site Autosport.pt o madeirense revelou que já não irá cumprir as restantes provas do DMack Fiesta Trophy, competição que estava a disputar este ano.
A falha de um dos patrocinadores que não assumiu os seus compromissos contribuiu para o abandono do troféu, e de certa forma precipitou este ponto final na carreira aos 29 anos de idade.
Bernardo Sousa começou no karting e estreou-se nos ralis em 2005 com um Ford Escort RS clássico. Em 2006 e 2007 disputou o Campeonato Nacional de Ralis e também o campeonato madeirense.
No ano de 2008 dá-se a internacionalização no PWRC que teve ainda continuidade em 2009. No ano seguinte conquista o título absoluto de ralis, partindo em 2011 para nova aventura internacional onde conquistou o 4º lugar no SWRC. Em 2012 esteve ligado ao projecto Lotus mas poucas provas efectuou, regressando ao CNR em 2013 para lutar pelo título, mas um despiste e um motor partido na fase final do campeonato não lhe permitiram ir além do 3º lugar.
Em 2014 regressa ao mundial para disputar o WRC2 com a sua equipa, integrando em 2015 a espanhola ACSM Rally Team por apenas quatro ralis, tendo abandonado o projecto por falta de condições. Este ano inscreveu-se no DMack Fiesta Trophy, e um despiste no ultimo troço do Rali de Portugal comprometeu-lhe algumas das aspirações, já que liderava a competição nessa altura.
Bernardo Sousa foi um dos mais talentosos pilotos portugueses na área de ralis, rápido, ousado, mas também polémico nas suas posições de uma forma que nem sempre o terá beneficiado. Contudo manteve-se sempre fiel aos seus princípios, independentemente de se gostar ou não dele.
Apesar de abandonar os ralis, dando "dou como encerrado este capítulo da minha vida", a sua oficina irá manter a actividade. Bernardo explicou "Por um lado, sinto alguma mágoa, mas por outro é a realidade do nosso país. Sinceramente, estou tranquilo”.
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