Aos comandos de um Riley Ford, Marino Franchitti, Scott Pruett e Memo Rojas foram os vencedores da 62ª edição das 12 horas de Sebring. João Barbosa, esteve novamente em destaque, e terminou a segunda prova do United SportsCar Championship no último degrau do pódio.
O "Daytona Prototype" da Chip Ganassi Racing foi o principal beneficiado do último período de bandeiras amarelas a 51 minutos od fim, pois o Riley Ford tinha acabado de efectuar o seu último "pit-stop" antes da interrupção. A equipa de Chip Ganassi foi a primeira equipa da história a vencer as 12 horas de Sebring, as 24 horas de Daytona, a Daytona 500 e as 500 milhas de Indianapolis. Desde 1969 que um motor Ford não vencia a antiga prova rainha do defunto American Le Mans Series, naquele que foi apenas a segunda corrida do novo EcoBoost.
Numa corrida marcada por vários acidentes, alguns deles com alguma dimensão, o HPD ARX-03b LMP2 da Extreme Speed Motorsports passou pela frente da corrida e lutou pela vitória, saindo prejudicado pelo último período de bandeiras amarelas. Ryan Dalziel, que fez equipa com Scott Sharp e David Brabham, teve ainda que se defender dos ataques de Sebastien Bourdais que parecia decidido a dar a o segundo posto à Action Express Racing.
Barbosa, que fez o arranque, Christian Fittipaldi e Sebastien Bourdais estiveram na corrida pela vitória até ao final. Bourdais era o mais rápido em pista e estava a aproximar-se perigosamente de Dalziel antes da última bandeira amarela. Nas boxes o melhor Corvette DP da Action Express desceu para quarto, mas o francês rapidamente ultrapassou o OAK Morgan-Nissan LMP2 no reinício. Contudo, o ex-piloto de Fórmula 1 já não foi a tempo de suplantar Dalziel, terminando a apenas a quatro segundos do melhor LMP2.
"Grande resultado para a AX Racing no circuito de Sebring. Terminámos no terceiro lugar uma corrida muito dura. Bom trabalho de toda a gente. Ansioso por Long Beach", escreveu Barbosa, na sua conta oficial na rede social twitter.
Os nove primeiros classificados terminaram a corrida na mesma volta.
Não menos animada foi a luta na classe GT LM, aquela que mais equipas de fábrica reúne, com vários carros a passarem pela liderança durante a prova. À entrada da última hora o Viper GTS-R sobrevivente da SRT Motorsports - o outro exemplar pegou fogo no início da prova - liderava a corrida, com o Porsche 911 RSR oficial de Patrick Long na sua traseira, no entanto, como o Porsche parou primeiro, Jorg Bergmeister ficou isolado rumo à vitória depois da dita bandeira amarela, celebrando com Long e Michael Christensen o champanhe da vitória.
O BMW Z4 GTE da BMW Team RLL, tripulado por Joey Hand, Bill Auberlen e Andy Priaulx, finalizou a corrida no terceiro lugar da categoria, apesar de ter sido penalizado quatro vezes durante a corrida, devido a irregularidades no "pit-lane". Os Corvette chegaram a "cheirar" a vitória, mas problemas técnicos deixaram fora de contenda os C7-R amarelos.
Na categoria Prototype Challenge, classe destinada aos Oreca Chevrolet FLM09 ex-"Fórmula Le Mans", o triunfo coube ao trio composto por Colin Braun, James Gue e Jon Bennett.
Na categoria GTD, a vitória foi para o Porsche 911 GT America de Andy Lally, John Potter e Marco Seefried. O carro da Magnus Racing superou o Ferrari 458 GT3 da AIM Autosport que se estreou no campeonato com o equipamento da desistente Level5. No Porsche 911 GT America do Team Seattle/AJR, Ian James, Mario Farnbacher e Alex Riberas também subiram ao pódio.
Filipe Albuquerque terminou a corrida no quinto lugar da classe GTD. Na estreia do Audi R8 LMS em Sebring, a Flying Lizard Motorsports , o piloto luso, Seth Neiman e Dion von Moltke ainda rodaram no Top-3, mas no final da prova não foram capazes de segurar a posição, mesmo com um bom último turno de condução do jovem de Coimbra.
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