Na edição mais disputada da história da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, James Hinchcliffe conquistou uma vitória épica nos metros finais. O canadiano da
equipe Andretti ultrapassou o então líder, Takuma Sato, na última curva - o
hairpin no fim da Marginal Tietê, obtendo seu segundo êxito esta temporada.
Sato parecia caminhar para uma vitória tranquila na parte final da prova, quando
passou a apresentar um rendimento inferior, o que permitiu uma aproximação em massa:
na abertura da volta final, os cinco primeiros colocados estavam a menos de dois
segundos de "Taku", fazendo o público brasileiro acompanhar a última volta na ponta dos pés.
O japonês até que conseguiu sustentar a liderança até a Marginal Tietê, mas o carro
da Foyt não resistiu à velocidade de Hinchcliffe, que alinhou por fora e tomou a
linha de dentro no contorno da Curva da Vitória, após Sato exagerar na travagem e
perder no arranque. Apenas 0s346 separaram os dois primeiros.
Hinchcliffe, por sua vez, voou "baixinho" nas voltas finais, pulando de terceiro para
primeiro num espaço inferior a três voltas. "Não existe nada melhor que ganhar
uma corrida na última curva da última volta", celebrou o irreverente canadiano, um
dos pilotos mais populares do grid, que conquistou sua segunda vitória da sua carreira -
a anterior havia sido na prova de abertura do campeonato, em São Petersburgo.
A última curva também definiu a terceira posição a favor de Marco Andretti, da
Andretti, com Oriol Servia, da Panther-DRR, em quarto e Josef Newgarden, da SFH, que
disputava a vitória com Sato, recebeu a bandeirada em quinto. O melhor sul-americano
na corrida acabou sendo Ernesto Viso, também da Andretti, o sétimo.
Com o resultado da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, Sato ultrapassa Castroneves e
se torna o primeiro japonês na história a liderar a tabela do campeonato da Indy.
Depois da festa no Anhembi, todas as atenções da Fórmula Indy voltam-se para as 500
Milhas de Indianápolis, a prova mais importante do calendário, que acontece a 26 de maio.
Resultado Final:
1. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet), 75 voltas
2. Takuma Sato (JAP/A. J. Foyt-Honda), a 0s3463
3. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet), a 1s1376
4. Oriol Servià (ESP/Panther DRR-Chevrolet), a 1s1745
5. Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda), a 1s6516
6. Ernesto Viso (VEN/Andretti-Chevrolet), a 2s8119
7. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda), a 3s5961
8. Simona de Silvestro (SUI/KV-Chevrolet), a 4s2772
9. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Peterson-Honda), a 7s6331
10. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 9s0265
11. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet), a 9s5135
12. Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda), a 10s4393
13. Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet), a 11s1234
14. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet), a 13s6406
15. J. R. Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet), a 13s7377
16. Tristan Vautier (FRA/Schmidt Peterson-Honda), a 14s3517
17. James Jakes (ING/Rahal Letterman-Honda), a 19s8585
18. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda), a 29s4261
19. Sebastian Saavedra (COL/Dragon-Chevrolet), a 54s7223
20. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda), a 2 voltas
21. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet), a 3 voltas
22. Graham Rahal (EUA/Rahal Letterman-Honda), a 4 voltas
23. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet), a 4 voltas