Depois da débacle que foi para si o Grande Prémio de Singapura, a Ferrari pretende regressar aos bons resultados no Japão e para isso muniu o F2008 de novos componentes.
A primeira prova de Fórmula 1 nocturna foi um verdadeiro pesadelo para a formação transalpina, tendo abandonado Singapura sem um único ponto, apesar de ter o carro mais rápido em pista.
Com o terceiro lugar de Lewis Hamilton, a Ferrari viu o inglês ampliar a sua vantagem face a Felipe Massa no Campeonato Mundial de Pilotos, enquanto que, no Campeonato Mundial de Construtores, a McLaren Mercedes passou a liderar a tabela classificativa – uma premiére esta temporada.
Stefano Domenicali, muito embora considere que a vida da equipa que dirige não é fácil, alguns dias antes do Grande Prémio do Japão, a disputar no próximo fim-de-semana em Fuji, aponta que, para que os campeonatos se mantenham em aberto, a Ferrari terá que alcançar uma dobradinha. ”Como disse em Singapura imediatamente após a corrida, o nosso objectivo para o Japão, assim como para as restantes duas corridas, é conquistar o máximo de pontos. É uma afirmação simples, mas representa uma tarefa muito difícil! Contudo, temos o potencial para atingir este desiderato e acreditamos que o podemos fazer”, sublinhou o directo da Gestione Sportiva da equipa de Maranello.
Para atingir os objectivos preconizados pelo homem que a dirige, a Ferrari irá apresentar em Fuji novos componentes para o F2008, constituindo esta a derradeira actualização prevista para o carro italiano, sendo a versão que vislumbraremos no circuito nipónico aquela que estará presente também na China e no Brasil.
Por outro lado, e para evitar os dramas vividos nas boxes de Singapura, a Campeã do Mundo em título colocou o sistema de luzes que indicava aos pilotos o momento exacto para abandonarem a sua pit-box de parte, regressando ao tradicional lollipop. No entanto, Stefano Domenicali assegura que esta medida foi tomada apenas para dar confiança ao homens de vermelho e defende a validade do sistema mais complexo. Ainda acreditamos que o nosso sistema de semáforo que usamos para enviar os pilotos para a pista nos trás uma vantagem de performance, como pudemos verificar um par de vezes esta temporada, quando nos permitiu ganhar lugares no pit-lane. É um bom sistema que ainda tem potencial. Contudo, para o resto da temporada, à luz dos recentes acontecimentos, decidimos reverter para o convencional lollipop para informar os pilotos que podem abandonar a boxe. Esta decisão foi tomada puramente para que os nossos mecânicos tenham a máxima confiança durante os pit-stops”, garantiu o italiano.
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