Apesar de estar na liderança do rali da Turquia após a conclusão da 1ª etapa, Sebastien Loeb foi batido pelos Ford e só uma manobra táctica destes no derradeiro troço permitiu que Loeb chegasse ao 1º posto. As reduzidas diferenças entre os cinco primeiros não são de todo reais, apesar de uma etapa muito bem disputada entre Ford, Stobart e Citroen, apesar dos pisos duríssimos das estradas turcas.
Sendo o primeiro na estrada, Sebastien Loeb teve um dia difícil, e nem nas segundas passagens conseguiu chegar-se aos homens da Ford. Mikko Hirvonen e Jari Matti Latvala travaram um belo duelo pela liderança, Latvala furou no segundotroço, mas começou logo a "voar" para conseguir passar Hirvonen na 6ª PE. Furou na PE seguinte e no oitavo troço estava a 2 segundos do seu companheiro de equipa. Ambos abrandaram no derradeiro troço para não sair à frente e nesta "lotaria" Latvala ficou em 3º e Hirvonen em 5º, com o ex-lider a ter passado por algumas dificuldades com o pó dentro do carro, tal como Galli. Depois do tempo perdido por ser o primeiro na estrada, Loeb volta a ter essa posição amanhã, mas provavelmente já não a terá para a derradeira e decisiva etapa.
Com estas jogadas Henning Solberg é o 2º classificado. O norueguês esteve muito bem ao longo do dia, sempre junto aos homens da Ford e Citroen, aproveitando o facto do Focus da Stobart terem mostrado uma enorme competitividade neste rali. Gigi Galli é o 4º classificado, mau grado ter penalizado 10 segundos na entrada da 4ª PE para resolver um princípio de incêndio num amortecedor. Sem estes 10 segundos o piloto transalpino estaria na frente, mas a verdade é que depois de uma excelente etapa também terá abrandado para não sair na frente, mas não abrandou tanto como desejaria. Na frente de Galli está Latvala e atrás está Hirvonen, ficando assim completo o grupo de pilotos que melhor se portaram na 1ª etapa do Rali da Turquia.
Petter Solberg e o 6º e o único Subaru a terminar a etapa, já que Atkinson abandonou na 6ª PE com problemas de tranmsissão depois de uma prova muito apagada. Solberg já afirmou que não arrisca porque quer forçosamente terminar o rali. Matthew Wilson é o 7º, uma posição invulgar para o britânico, mas que prova a eficiência dos Focus WRC nos troços turcos. Daniel Sordo terminou o dia com um "amargo de boca", depois de ter partido a suspensão na 7ª PE quando lutava com os homens da frente.
No grupo N Mirco Baldacci liderou até meio da tarde, mas problemas de suspensão na 6ª PE deixaram Uwe Nittel na frente por apenas um troço, pois o furo na 7ª PE deixou a liderança para Patrik Sandell. O sueco do Peugeot acabaria por sucumbir ao ataque final de Andreas Aigner que terminou o dia com 0,9s de vantagem sobre Sandell e 8,3s sobre Nittel. Armindo Araújo e Bernardo Sousa tiveram uma péssima etapa com multiplos problemas a colocá-los fora dos pontos
Classificação após a 1ª etapa:
1º Sebastein Loeb / Daniel Elena - Citroen C4 WRC - 2h02m35,3s
2º Henning Solberg / Cato Menkerud - Ford Focus WRC07 - a 0,9s
3º Jari-Matti Latvala / Mikka Anttila - Ford Focus WRC07 - a 1,0s
4º Gigi Galli / Giovanni Bernarcchini - Ford Focus WRC07 - a 2,7s
5º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Ford Focus WRC07 - a 6,8s
6º Petter Solberg / Phill Mils - Subaru Impreza WRC08 - a 49,0s
7º Matthew Wilson / Scot Martin - Ford Focus WRC07 - a 1m05,8s
8º Daniel Sordo / Marc Marti - Citroen C4 WRC - a 1m06,7s
9º Toni Gardemeister / Tomi Tuominen - Suzki SX4 WRC - a 2m27,0s
10º Conrad Rautembach / David Senior - Citroen C4 WRC - a 2m49,9s
11º Frederico Villagra / José M. Volta - Ford Focus WRC07 - a 3m17,1s
12º Per-Gunnar Andersson / Jonas Andersson - Suzuki SX4 WRC - a 5m53,6s
13º Barry Clark / Paul Nagle - Ford Focus WRC07 - a 6m12,2s
14º Andreas Aigner / Klaus Wicha - Mitsubishi Lancer Evo IX - a 7m17,4s
15º Patrik Sandell / Emil Axelsson - Peugeot 207 S2000 - a 7m36,3s
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Actualizada às 19.20 de 13/06/2008