O Grande Prémio da Austrália foi pródigo em entradas em pista do Safety-Car, revelando que as regras de procedimento para quando uma corrida é neutralizada podem prejudicar alguns pilotos, uma situação que Pascal Vasselon considera injusta e de alteração indispensável.
No início da temporada passada as boxes passaram a fechar assim que o Safety-Car entra em pista, reabrindo apenas quando todos os carros se encontram agrupados em fila indiana no encalço da viatura da organização.
Desta forma, caso algum piloto tenha o azar de ter que realizar um reabastecimento no mesmo instante que o Safety-Car entra em pista, ou entra nas boxes e apanha um Stop & Go dez segundos ou arrisca-se a ficar sem gasolina.
No Grande Prémio do Canadá de 2007, Fernando Alonso e Nico Rosberg foram as primeiras vítimas deste procedimento e, na prova australiana deste ano, coube a fava a Rubens Barrichello e a Heikki Kovalainen - este viu-se obrigado a atrasar o seu pit-stop devido ao aparecimento do Safety-Car, o que lhe custou uma subida ao pódio.
Pascal Vasselon, o director técnico do departamento de chassis da Toyota F1, considera este procedimento gerador de situações arbitrárias, sendo da opinião que deveria ser alterado. "Este problema está a ser discutido com a FIA, porque, obviamente, na Austrália verificámos que as novas regras do Safety-Car poderiam seria injustamente desvantajosas para os pilotos, caso os seus reabastecimentos coincidam com o início do período de Safety-Car", afirmou ao SportMotores.com o francês da equipa sediada em Colónia.
A razão pela qual a alteração ao regulamento do Safety-Car foi efectuada no início de 2007 é compreensível por Vasselon que, no entanto, é apologista de que deverão ser realizadas algumas alterações de modo a que sejam evitadas situações injustas. "A regra foi introduzida com uma razão específica - evitar que todos os carros fossem para as boxes assim que o Safety-Car entrasse em pista", afirmou-nos o director técnico da Toyota que acrescentou: "portanto, precisamos encontrar uma solução que mantenha o espírito da lei mas que não puna os pilotos simplesmente porque a sua paragem na boxe surgiu no momento errado. Já enviámos as nossas propostas à FIA e este assunto será discutido brevemente".
Espera-se, portanto, novas alterações ao regulamento do Safety-Car, esperando-se que situações como as vividas em Montreal, no ano passado, e em Melbourne, esta temporada, desapareçam definitivamente.
COMENTE ESTA NOTÍCIA NO FÓRUM DO SPORTMOTORES.COM
|