1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 20/05/2024 20:51 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
Rali Ilha Azul
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








GP do Bahrein: Regras do Safety-Car devem mudar
Data: 04/04/2008 04:07

O Grande Prémio da Austrália foi pródigo em entradas em pista do Safety-Car, revelando que as regras de procedimento para quando uma corrida é neutralizada podem prejudicar alguns pilotos, uma situação que Pascal Vasselon considera injusta e de alteração indispensável.

No início da temporada passada as boxes passaram a fechar assim que o Safety-Car entra em pista, reabrindo apenas quando todos os carros se encontram agrupados em fila indiana no encalço da viatura da organização.

Desta forma, caso algum piloto tenha o azar de ter que realizar um reabastecimento no mesmo instante que o Safety-Car entra em pista, ou entra nas boxes e apanha um Stop & Go dez segundos ou arrisca-se a ficar sem gasolina.

No Grande Prémio do Canadá de 2007, Fernando Alonso e Nico Rosberg foram as primeiras vítimas deste procedimento e, na prova australiana deste ano, coube a fava a Rubens Barrichello e a Heikki Kovalainen - este viu-se obrigado a atrasar o seu pit-stop devido ao aparecimento do Safety-Car, o que lhe custou uma subida ao pódio.

Pascal Vasselon, o director técnico do departamento de chassis da Toyota F1, considera este procedimento gerador de situações arbitrárias, sendo da opinião que deveria ser alterado. "Este problema está a ser discutido com a FIA, porque, obviamente, na Austrália verificámos que as novas regras do Safety-Car poderiam seria injustamente desvantajosas para os pilotos, caso os seus reabastecimentos coincidam com o início do período de Safety-Car", afirmou ao SportMotores.com o francês da equipa sediada em Colónia.

A razão pela qual a alteração ao regulamento do Safety-Car foi efectuada no início de 2007 é compreensível por Vasselon que, no entanto, é apologista de que deverão ser realizadas algumas alterações de modo a que sejam evitadas situações injustas. "A regra foi introduzida com uma razão específica - evitar que todos os carros fossem para as boxes assim que o Safety-Car entrasse em pista", afirmou-nos o director técnico da Toyota que acrescentou: "portanto, precisamos encontrar uma solução que mantenha o espírito da lei mas que não puna os pilotos simplesmente porque a sua paragem na boxe surgiu no momento errado. Já enviámos as nossas propostas à FIA e este assunto será discutido brevemente".

Espera-se, portanto, novas alterações ao regulamento do Safety-Car, esperando-se que situações como as vividas em Montreal, no ano passado, e em Melbourne, esta temporada, desapareçam definitivamente.

COMENTE ESTA NOTÍCIA NO FÓRUM DO SPORTMOTORES.COM

Jorge Girão


Links relacionados
 
Noticias:
   F1: Symonds aceita regulamento do Safety-Car
Categorias:
   Internacional
   Fórmula 1
Provas:
   G. P. Bahrein (Sakhir)
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com