1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 11/05/2024 17:03 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
6 horas de Spa-Francorchamps (WEC)
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








GP do Japão - Corrida: Hamilton vence à chuva Alonso desiste
Data: 30/09/2007 09:03

Lewis Hamilton deu um passo de gigante rumo ao título ao vencer o Grande Prémio do Japão, uma prova marcada pela chuva e pelo despiste de Fernando Alonso que abandonou.

Mesmo antes do início da corrida era notório para todos que a pista estava bastante molhada e, com a chuva que caía, seria difícil de secar. Para todos, não! A Ferrari esperava um milagre e, contra as indicações da direcção de corrida, montou nos carros dos seus pilotos pneus intermédios, enquanto que todas as outras equipas se tinham decidido por pneus de chuva.

Devido à chuva que insistia em cair, a corrida teve o seu início com o Safety-car em pista e a equipa de Maranello teve então o primeiro vislumbre de que talvez não tivesse colocado os pneus mais acertados nos seus carros, ao ver Massa protagonizar um pião. O brasileiro rumaria às boxes para montar borrachas mais apropriadas, caindo para o último lugar. Raikkonen efectuou operação semelhante, tendo sido a FIA quem obrigou os homens de Maranello a trocar os pneumáticos dos seus carros.

Entretanto, na frente tudo continuava na mesma, com Lewis Hamilton e Fernando Alonso a liderarem o pelotão, mantendo-se nessas posições até à décima nona volta, momento em que o Safety-car regressou às boxes.

Os dois homens da McLaren Mercedes começaram rapidamente a distanciarem-se no comando, sem que o espanhol estivesse em condições de atacar o seu colega de equipa. Atrás do duo de Woking era um surpreendente Sebastien Vettel quem comandava as operações, rodando confortavelmente na terceira posição.

Porém, enquanto que os homens da Ferrari iam recuperando dos seus azares, estes três pilotos também iriam ter os seus momentos mais complicados após o início dos reabastecimentos. Lewis Hamilton acabou por se envolver num toque com Robert Kubica quando lutavam pela terceira posição. Os dois pilotos puderam continuar, mas o polaco acabaria por receber um drive-through.

Fernando Alonso teria também um primeiro momento quente, ao tocar-se com Sebastien Vettel, quando este o tentava passar. Os dois pilotos puderam continuar, mas, para o espanhol, o pior ainda estava para vir quando, na quadragésima primeira volta, sairia de pista com violência, espalhando enormes quantidades de detritos naquela zona da pista, o que obrigou a nova entrada do Safety-car. O Bicampeão Mundial não sofreu qualquer problema físico, mas as suas aspirações ao título sofreram um rude golpe.

Lewis Hamilton estava então de regresso ao comando da corrida, sendo seguido por Mark Webber e por Sebastien Vettel, tendo estes dois pilotos, juntamente com Heikki Kovalainen e Giancarlo Fisichella, passado pela liderança. A Red Bull parecia estar à beira de um dia de sonho, dado que além do australiano e do alemão estarem em posições com direito a pódio, também David Coulthard estava dentro dos pontos, rodando no sétimo posto.

Porém, Vettel, que até então estava a realizar uma corrida memorável, resolveu colocar um ponto final na sua prova e na de Webber, embatendo violentamente na traseira do Red Bull Renault do australiano, quando estava ainda o Safety-car em pista.

Hamilton continuava então na liderança com Heikki Kovalainen e Felipe Massa no seu encalço, O brasileiro já tinha passado por duas paragens nas boxes e por um drive-through - cortesia de uma ultrapassagem com Safety-car - mas com um F2007 atestado, guindou-se até ao terceiro posto.

Quando o Safety-car abandonou definitivamente a pista, Hamilton afastou-se progressivamente dos seus perseguidores e, sem necessidade de reabastecer, a vitória estava ao seu alcance o que, juntamente com o abandono de Fernando Alonso, colocou o título a um pequeno passo.

Porém, o segundo lugar não estava ainda decidido e Kimi Raikkonen, protagonista de uma prova memorável, pressionou Heikki Kovalainen ao longo das últimas voltas, tentando limitar os danos na corrida ao título e perder apenas dois pontos para Hamilton. Contudo, o rookie da Renault não estava pelos ajustes e, com o seu primeiro pódio na Fórmula 1 ao seu alcance, não se deixou desfeitear pelo seu compatriota, assegurando o segundo lugar, tendo Raikkonen que contentar-se com o terceiro posto.

David Coulthard salvou a honra do grupo Red Bull ao terminar na quarta posição, enquanto que Giancarlo Fisichella confirmou a boa corrida da Renault, ao ver a bandeirada de xadrez no quinto lugar, tendo qualquer um destes dois pilotos rodado isolado no final da prova.

O mesmo não se pode dizer de Felipe Massa, que tinha caído para fora dos pontos aquando do seu último reabastecimento, nem de Robert Kubica que se bateram estoicamente pela sexta posição ao longo da última volta. Os dois pilotos tocaram-se e saíram de pista por diversas vezes, lembrando o famoso duelo entre Gilles Villeneuve e René Arnoux no longínquo Grande Prémio de França de 1979. Após muitos ataques e outras tantas defesas, o brasileiro levou a melhor, batendo o polaco no limite.

Vitantonio Liuzzi, depois de partir das boxes, terminou na oitava posição, premiando uma boa corrida do italiano.

Após a corrida de hoje, Lewis Hamilton tem praticamente o título deste ano no bolso, podendo conquistar o ceptro já no próximo Grande Prémio, a realizar no próximo fim-de-semana na China - uma corrida depois daquilo que a sinopse da sua biografia previa em Agosto.

POS PILOTO EQUIPA PNEUS TEMPO/DIFERENÇA
1. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 2h00:34.759
2. Kovalainen Renault (B) + 8.377
3. Raikkonen Ferrari (B) + 9.478
4. Coulthard Red Bull-Renault (B) + 20.297
5. Fisichella Renault (B) + 38.864
6. Massa Ferrari (B) + 49.042
7. Kubica BMW Sauber (B) + 49.285
8. Liuzzi Toro Rosso-Ferrari (B) + 55.622
9. Sutil Spyker-Ferrari (B) + 1:00.129
10. Barrichello Honda (B) + 1:28.342
11. Button Honda (B) + 1 volta
12. Yamamoto Spyker-Ferrari (B) + 1 volta
13. Trulli Toyota (B) + 1 volta
14. Heidfeld BMW Sauber (B) + 2 voltas
15. Sato Super Aguri-Honda (B) + 2 voltas
ABANDONOS
R.Schumacher Toyota (B) 56
Davidson Super Aguri-Honda (B) 55
Rosberg Williams-Toyota (B) 50
Vettel Spyker-Ferrari (B) 47
Webber Red Bull-Renault (B) 47
Alonso McLaren-Mercedes (B) 42
Wurz Williams-Toyota (B) 20

VOLTA MAIS RÁPIDA: Hamilton, 1:28.193

CAMPEONATO DE PILOTOS
POS PILOTO PONTOS
1. Hamilton 107
2. Alonso 95
3. Raikkonen 90
4. Massa 80
5. Heidfeld 56
6. Kubica 35
7. Kovalainen 30
8. Fisichella 21
9. Rosberg 15
10. Coulthard 13
11. Wurz 13
12. Webber 10
13. Trulli 7
14. R.Schumacher 5
15. Sato 4
16. Button 2
17. Vettel 1
18. Liuzzi 1

CAMPEONATO DE CONSTRUTORES
POS CONSTRUTOR PONTOS
1. Ferrari 170
2. BMW Sauber 92
3. Renault 51
4. Williams-Toyota 28
5. Red Bull-Renault 23
6. Toyota 12
7. Super Aguri-Honda 4
8. Honda 2
9. Toro Rosso-Ferrari 1

COMENTE ESTA NOTÍCIA NO FÓRUM DO SPORTMOTORES.COM

Jorge Girão


Links relacionados
 
Noticias:
   GP do Japão - Qualificação: Hamilton no último momento
Categorias:
   Internacional
   Fórmula 1
Provas:
   G. P. Japão
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com