A Fórmula 1 caminha para o termo de uma das suas temporadas mais apaixonantes dos últimos anos, graças à intensa luta protagonizada por Michael Schumacher e Fernando Alonso, e, no próximo fim-de-semana, Suzuka será o cenário ideal para mais um embate entre os dois.
Depois do Grande Prémio da China, só alguém completamente desfasado da realidade da época que temos vivido, e sobretudo as últimas corridas, poderá fazer previsões sobre mais uma prova determinante para o desfecho da temporada. Em Xangai pouca gente apostaria numa vitória de Michael Schumacher assim que começou a chover, inclusivamente o alemão. Mas, uma simbiose perfeita entre uma pilotagem irrepreensível e o aproveitamento dos erros dos seus adversário, guindou o heptacampeão mundial ao degrau mais alto do pódio.
No extraordinário circuito de Suzuka, um dos favoritos dos pilotos, tudo poderá acontecer, até a decisão do título, dado que, caso Michael Schumacher vença e Fernando Alonso desista, o ferrarista será automaticamente consagrado com mais um ceptro, mas uma certeza existe - a de assistirmos a mais uma corrida plena de tensão.
O traçado nipónico é extremamente exigente ao nível de pilotagem com a proliferação de tipos curvas que encerra, mas tanto Michael Schumacher como Fernando Alonso já mostraram saber andar depressa em Suzuka e um duelo entre eles num verdadeiro circuito de pilotos, poderá tornar o Grande Prémio do próximo fim-de-semana num Vintage para os anos vindouros.
Num registo mais pragmático, pouco haverá a escolher entre os dois, apesar dos seus estilos bastantes distintos, e, nesta altura, o Ferrari 248 F1 e o Renault R26 estão bastante equilibrados entre si, revelando-se com segurança os monolugares mais competitivos de todo o pelotão. O grande factor de desequilíbrio poderão ser os pneus.
Regressados que estamos aos climas mais temperados, após o Verão da Europa, os pneumáticos das Michelin parecem voltar a ditar leis, como se verificou nas sessões de Treinos-Livres do Grande Prémio da China disputadas em piso seco. Todavia, a sua vantagem face aos seus congéneres da Bridgestone é mínima e qualquer pequena alteração poderá alterar o equilíbrio relativo entre os dois construtores. Além disso, em Suzuka o construtor japonês está a jogar em casa e o seu conhecimento do circuito nipónico poderá ser preponderante para o resultado da corrida do próximo domingo.
No entanto, um factor poderá jogar contra os pneumáticos utilizados pelo Ferrari de Michael Schumacher - a chuva. Ficou claro tanto em Hungaroring como em Xangai que os pneus da Michelin se sentem mais à vontade com o asfalto molhado, enquanto que os Bridgestone tem uma janela de utilização mais reduzida, o que coloca os seus pilotos em situações bastante difíceis. Para o próximo fim-de-semana está prevista chuva, podendo a corrida ser disputada com piso molhado, o que, normalmente, colocará Michael Schumacher e a Ferrari em dificuldades.
É claro que serão Michael Schumacher e Fernando Alonso os protagonistas do Grande Prémio, enquanto que tanto Felipe Massa como Giancarlo Fisichella poderão ter um papel importantíssimo no desfecho da corrida do próximo fim-de-semana, mas outros figurantes poderão emergir para um papel principal. A Honda estreará em Suzuka o seu novo motor e existe a vontade de alcançar um bom resultado em solo-pátrio. A McLaren Mercedes, após mais um desaire em Xangai, tudo fará para obter no Japão a vitória que lhe tem fugido ao longo de todo o ano e as exigências do circuito nipónico poderão favorecer o equilíbrio dinâmico do MP4-21.
Para Tiago Monteiro esta é a corrida da remissão, após o seu erro do Grande Prémio da China. Em Xangai, em condições traiçoeiras provocadas pela chuva, o piloto português não deu qualquer possibilidade a Christijan Albers, deixando o holandês a longa distância. No entanto, a excelente prestação de Monteiro acabou por ser ensombrada por um erro de pilotagem que colocou um ponto final na sua corrida. Para Suzuka o que se pede ao portuense é mais do mesmo, mas sem qualquer erro de pilotagem, é claro...
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