1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 12/05/2024 11:58 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








F1: Alterações apresentadas pela FIA
Data: 09/10/2005 20:09

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), divulgou em Suzuka uma lista de alterações regulamentares que gostaria de ver implementadas para a temporada 2006. São sete os principais assuntos abordados, sendo o mais relevante o novo formato da Qualificação.

Outro sugestão feita pela FIA é o regresso das trocas de pneus durante as corridas, o que vai contra as alterações feitas para este ano pela entidade federativa, que tinham como base aspectos de segurança.

Outra curiosidade das sugestões apresentadas pela FIA é o desaparecimento do carro de reserva, ficando por saber o que se sucederá quando um piloto danificar o seu carro nos Treinos-Livres ou na Qualificação de tal forma que não possa ser recuperado para a corrida.

Fique então com as sugestões que a FIA apresentou às equipas através de fax.

1 – HÓRARIOS Segundo a proposta da FIA, na sexta-feira haverá lugar apenas para Treinos-Livres, ao passo que a Qualificação terá lugar na tarde de sábado.

Sexta-feira
1º sessão de Treinos-Livres: das 10 às 11 horas
2º sessão de Treinos-Livres: das 13 às 14 horas

Sábado
3º sessão de Treinos-Livres: das 10 às 11 horas
Qualificação: 13 às 14 horas

2 – FORMATO DA QUALIFICAÇÃO A sugestão da FIA divide a Qualificação em três parte, sendo os pilotos mais lentos eliminados no fim de cada uma das fases do seguinte modo:
Entre 13h e 13h15m: Entram todos os pilotos em pista. No final desta fase, aos cinco piloto mais lentos são atribuídos as cinco últimas posições da grelha de partida.
Entre 13h20m e 13h35m: Os restante carros têm direito a participar na segunda fase, mas, à semelhança do que aconteceu na primeira, os cinco mais lentos são eliminados ocupando as posições entre o décimo primeiro lugar e o décimo quinto.
De 13:40 às 14 horas: Durante estes vinte minutos, os restantes carros disputam entre si as dez primeira posições da grelha de partida.
Observações
a) Os carros não podem sofrer qualquer alteração entre o início da Qualificação e a largada da corrida.
b) São permitidos os reabastecimentos e as trocas de pneus.
c) Antes da fase final da Qualificação, as equipas colocarão nos carros a quantidade de gasolina com qual pretendem iniciar a corrida. A quantidade, em quilos, utilizada nesse período, poderá ser reabastecida antes da prova. Para controlar o processo, os carros serão pesados antes e depois da última fase da Qualificação.
d) Cada piloto terá direito por Grande Prémio a sete jogos de pneus para pista seca. A distribuição do tipo de compostos é livre, mas terá que ser utilizado o mesmo na Qualificação e na corrida.
e) Caso em 2006 sejam inscritos vinte e dois carros – com a inclusão da segunda equipa da Honda – o formato da Qualificação não se altera. Porém, serão excluídos seis carros nas duas primeiras fases da Qualificação.
f) Caso o número de carro aumente para vinte e quatro, continuam a ser seis pilotos eliminados após as duas primeiras fases. Porém, a derradeira fase será disputada por doze carros.
g) Os dois intervalos de cinco minutos – entre cada uma das fases da Qualificação – serão utilizados para o reabastecimento dos carros. É também uma forma de impedir que telespectadores percam qualquer momento da Qualificação, dado que as cadeias televisivas podem emitir os seus anúncios publicitários durante esse período.
h) O número de voltas em cada uma das fases é livre.

3 – CARRO DE RESERVA
Devido ao pouco uso de que é alvo actualmente, a FIA sugere a extinção do carro reserva.

4 – TERCEIRO CARRO À SEXTA-FEIRA
Será proibida a utilização de um terceiro carro durante as sextas-feiras, dado que, com o fim do carro reserva, a equipas terão apenas dois carros por fim-de-semana.

5 – NÚMERO DE MECÂNICOS POR CARRO
A FIA pretende limitar a catorze o número de pessoas que trabalham em cada um dos carros durante os reabastecimentos. Além disso, deseja que trabalhe apenas um mecânico por pneu.

6 – AQUECIMENTO DE PNEUS
A FIA pretende proibir quaisquer tipos de aquecedores de pneus.

7 – DESFILE DE PILOTOS
A FIA pretende realizar o tradicional desfile dos pilotos, que acontece antes das corridas, mais próximo da hora da partida. O novo procedimento terminaria vinte minutos antes do início da corrida.

Jorge Girão


Links relacionados
 
Noticias:
   F1: Dupasquier – FIA quer beneficiar a Bridgestone
Categorias:
   Internacional
   Fórmula 1
Provas:
   G. P. Japão
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com