1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 11/05/2024 15:14 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
6 horas de Spa-Francorchamps (WEC)
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








GP do Japão - Qualificação: Chuva oferece pole a Ralf Schumacher
Data: 08/10/2005 07:48

Ralf Schumacher assegurou em Suzuka a pole-position para o Grande Prémio do Japão numa Qualificação marcada pela chuva, o que provocou uma grelha de partida bastante atípica. Tiago Monteiro não teve uma prestação ao nível que nos habituou, tendo sido apanhado pelas condições traiçoeiras na sua volta de lançamento, não registando qualquer tempo.

No princípio da sessão de Qualificação a pista apresentava-se molhada e traiçoeira, mas com tendência a secar, dado que não chovia há algum tempo. Contudo, quando faltava apenas a cinco pilotos realizar as suas voltas de Qualificação, abateu-se sobre o traçado nipónico uma bátega de água, o que acabou por beneficiar o homem que entrou em pista antes das condições se terem degradado.

Ralf Schumacher foi o homem a quem saiu a sorte grande, ao destituir a primeira posição da tabela de tempos a Christian Klien, mas, ainda assim, foi alvo dos ataques de Jenson Button e de Rubens Barrichello. O piloto inglês roçou a pole-position, mas acabou por se quedar a trinta e cinco milésimos de segundo do piloto da Toyota, constituindo o homem da BAR Honda com Ralf Schumacher uma primeira linha com fortes influência nipónicas. Já Barrichello não foi além da nona posição da grelha de partida, perdendo mais de dois segundo para o piloto germânico.

Giancarlo Fisichella foi o primeiro piloto a entrar em pista depois da chuva começar a cair com intensidade e, apesar de ter montado os pouco apropriados pneus intermédios, conseguiu colocar o seu Renault num excelente terceiro lugar. Já o Campeão Mundial de 2006, e colega de equipa do italiano na Renault, não teve possibilidade de ultrapassar as adversidades, e navegou até ao décimo sexto lugar da grelha de partida.

Os últimos pilotos a entrar em pista nada podiam fazer para contrariar a muita água que inundava a pista e acabaram por se afundarem na tabela de tempos. Michael Schumacher assinou a décima quarta marca, ao passo que Juan Pablo Montoya nem sequer completou a sua volta e Kimi Raikkonen, que tinha sobre si uma penalização de dez lugares depois de ter substituído o seu motor, rodou em velocidade cruzeiro, o que significou a ultrapassagem da barreira dos dois minutos.

Takuma Sato contribuiu para o bom resultado da BAR Honda ao assegurar a quinta posição na grelha de partida, batendo David Coulthard que, apesar de ter sido o primeiro piloto a entrar em pista, figurou no topo da tabela de tempos durante bastante tempo. Mark Webber registou a sétima marca, imponde-se a Jacques Villeneuve que num bom esforço – talvez para tentar impressionar a BMW – colocou o seu Sauber C24 na oitava posição da grelha de partida. Felipe Massa completou o bom resultado de conjunto da equipa helvética, ao fechar o top-ten, vendo Rubens Barrichello a intrometer-se entre os dois carros de Hinwil.

Tiago Monteiro teve hoje a sua pior Qualificação da sua curta carreira na Fórmula 1, tendo-se despistado na volta de lançamento. A pista estava bastante traiçoeira na altura, como provou Jarno Trulli que se despistou pouco depois exactamente no mesmo local do português, e o piloto da Jordan pagou a sua inexperiência com uma visita à gravilha do circuito japonês. Este erro de Monteiro não podia surgir na pior altura, dado que as condições da pista prometiam uma boa posição na grelha de partida, como de resto ficou provado através de Narain Karthikeyan que irá arrancar da décima primeira posição.

Com uma grelha de partida tão atípica, com a maioria dos carros mais rápidos no fundo da classificação, a emoção para a corrida da próxima madrugada parece estar garantida. Caso chova os pilotos da Ferrari são sérios candidatos à vitória, mas é Giancarlo Fisichella que está numa posição privilegiada para garantir a sua segunda vitória da temporada, o que seria bastante importante para a Renault que luta com a McLaren Mercedes pelo Titulo de Construtores. Porém, não é de excluir uma vitória com aroma nipónico, dado que Ralf Schumacher e Jenson Button tudo farão para oferecer uma vitória aos seus patrões japoneses.

POS PILOTO EQUIPA PNEUS TEMPO
1 R. Schumacher Toyota M 1m46,106s
2 Button BAR Honda M 1m46,141s
3 Fisichella Renault M 1m46,276s
4 Klien Red Bull Racing M 1m46,464s
5 Sato BAR Honda M 1m46,841s
6 Coulthard Red Bull Racing M 1m46,892s
7 Webber Williams BMW M 1m47,233s
8 Villeneuve Petronas M 1m47,440s
9 Barrichello Ferrari B 1m48,248s
10 Massa Sauber Petronas M 1m48,278s
11 Karthikeyan Jordan Toyota B 1m48,718s
12 Pizzonia Williams BMW M 1m48,898s
13 Albers Minardi Cosworth B 1m50,843s
14 M. Schumacher Ferrari B 1m52,676s
15 Doornbos Minardi Cosworth B 1m52,894s
16 Alonso Renault M 1m54,667s
17 Raikkonen McLaren Mercedes M 2m02,309s *
18 Montoya McLaren Mercedes M S/tempo
19 Trulli Toyota M S/tempo
20 Monteiro Jordan Toyota B S/tempo

* - Piloto penalizado com 10 lugares na grelha de partida, devido à substituição do motor do seu carro

Jorge Girão


Links relacionados
 
Noticias:
   GP do Japão – Treinos-Livres: de la Rosa apesar da chuva
   GP do Japão – Qualificação: Tiago desiludido
   GP do Japão – Corrida: Tiago supera prova exigente
Categorias:
   Internacional
   Fórmula 1
Provas:
   G. P. Japão
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com