Aqui ficam mais algumas notas soltas sobre o Rali Terras d’Aboboreira, prova do Clube Automóvel de Amarante que animou o concelho sede do clube mas também Baião e Marco de Canaveses.
Pneus
Se o domínio de Kris Meeke a nível do CPR era esperado, já a nível do ERT, com a presença de vários pilotos conceituados do WRC2, não seria tão expectável. Claro que a posição que lhe coube à partida pode ter tido alguma influência. Mas há um outro dado que pode ter contribuído para as performances dos pilotos: os pneus usados no Mundial e logo também na Aboboreira pelos pilotos do WRC2 presentes, são mais resistentes, logo menos passíveis de furar, mas também mais duros, logo, em determinadas condições, menos competitivos, do que os usados pelos pilotos do CPR. Se isso teve muita ou pouca influência dificilmente se saberá, mas também os interesses dos pilotos do WRC2 e de Meeke eram bem distintos.
Parque de Assistência
Mantendo-se na mesma zona, o Parque de Assistência foi deslocalizado para as novas instalações da Metalocardoso. Com um espaço totalmente asfaltado, bem mais amplo e com um parque de estacionamento [para viaturas credenciadas] mesmo ao lado - o que resultou numa total ausência de carros que não os do rali no PA, algo que se deve enaltecer - a mudança foi claramente uma mais-valia. Apenas haverá um senão, que é o facto de o PA ficar nos arredores de Amarante, algo isolado, logo pouco propício à atração de público que não os adeptos dos ralis.
Ordens de partida - 1
O CPR tem regras que regulam a ordem de partida muito discutíveis. Senão vejamos, os pilotos dos Rally2 fazem a Qualificação que apenas lhes permite escolher a ordem de partida para as especiais de sexta-feira, normalmente sempre inferior a 20% do percurso total. Resultado, os mais rápidos passam o dia de sábado a abrir a estrada, ótimo em pisos de asfalto, bom em pisos de terra enlameados, mas péssimo em pisos de terra seca, beneficiando assim os menos rápidos. Na Aboboreira, como choveu, o problema não se colocou, mas é muito estranho que haja regras que penalizam determinados concorrentes, ainda por cima os mais rápidos.
Ordens de partida - 2
Mas ainda mais grave do que nos Rally2 é admitirem à qualificação cinco pilotos dos 2 Rodas Motrizes, colocando-os a partir depois dos Rally2, mas muito à frente dos seus outros adversários que competem com carros similares e para o mesmo campeonato. Incompreensível e nada justo. Vejam que Kevin Saraiva o último dos cinco admitidos à qualificação partiu da 30ª posição, enquanto o primeiro dos outros, Ricardo Sousa, ainda para mais um candidato à vitoria, foi o 49⁰ a partir. Mas isto também acontece no campeonato Promo, onde três pilotos fazem a qualificação e acabam por partir muito à frente de todos os outros! Vejam que João Araújo, o último dos "qualificados" partiu na 33ª posição, enquanto o primeiro dos outros, Joni Gonçalves, só partiu na 77ª posição. Se para quem manda, isto tem qualquer lógica, convinha que o explicassem. Por mim, acho que é inexplicável e completamente anti-desportivo.