Max Verstappen venceu a Corrida Sprint do Grande Prémio da China, depois de ter arrancado o quarto posto da grelha de partida.
Lando Norris não teve o início de prova que desejava, arrancando pior que Lewis Hamilton que estava ao seu lado na primeira linha, acabando por deixar escorregar o seu carro na Curva 2, o que colocou na escapatória, que não tinha qualquer aderência. O inglês da McLaren saiu da primeira volta em sétimo, ao passo que o seu conterrâneo da Mercedes era primeiro à frente de Fernando Alonso.
O holandês da Red Bull, com o erro de Norris, subiu a terceiro, mas com problemas de bateria no sistema híbrido do seu monolugar durante as duas primeiras voltas, ficou mais vulnerável a Carlos Sainz que capaz de atacar o espanhol da Aston Martin.
No entanto, assim que o problema foi resolvido, Verstappen começou a sua recuperação, passando Alonso sem dificuldade, para se lançar na perseguição de Hamilton. A tarefa do piloto da Red Bull seria facilitada quando o seu adversário da Mercedes saiu largo na Curva 14, permitindo a aproximação do holandês.
Poucos metros depois, na oitava volta, Verstappen atacava a sua ‘presa’, ascendendo ao comando para o não mais ceder, conquistando a vitória com uma vantagem de treze segundos para Hamilton, que beneficiou da luta atrás de si para assegurar o segundo posto.
Alonso liderou um ‘comboio de DRS’, seguido de Sainz, Sergio Pérez, Charles Leclerc e Lando Norris.
O piloto da Aston Martin manteve a sua posição durante diversas voltas, mas na ponta final o seu conterrâneo da Ferrari lançou um ataque, acabando Alonso por perder três posições e ficar com um furo, o que acabou com a sua corrida, sendo o único abandono da prova.
A escaramuça entre os dois espanhóis beneficiou Pérez, que passou os dois, e Leclerc, que conseguiu suplantar o seu colega de equipa, depois de um intenso duelo entre ambos, que envolveu um toque.
No final, o mexicano terminava em terceiro seguido do monegasco, ao passo que Sainz viu a bandeira de xadrez sob pressão de Norris, que cruzava a linha de meta em sexto uma prova que começara na primeira posição.
Oscar Piastri viu a bandeira de xadrez em sétimo, tendo George Russell, o único a realizar a corrida com pneus macios, terminado em oitavo e com o último ponto disponivel no bolso, assinando uma boa recuperação desde décimo primeiro.
POS PILOTO EQUIPA TEMPO/DIFERENÇA
1
Max VERSTAPPEN
Red Bull LAP 19
2
Lewis HAMILTON
Mercedes +13.043
3
Sergio PÉREZ
Red Bull +15.258
4
Charles LECLERC
Ferrari +17.486
5
Carlos SAINZ
Ferrari +20.696
6
Lando NORRIS
McLaren +22.088
7
Oscar PIASTRI
McLaren +24.713
8
George RUSSELL
Mercedes +25.696
9
Guanyu ZHOU
Stake +31.951
10
Kevin MAGNUSSEN
Haas +37.398
11
Daniel RICCIARDO
VCARB +37.840
12
Valtteri BOTTAS
Stake +38.295
13
Esteban OCON
Alpine +39.841
14
Lance STROLL
Aston Martin +40.299
15
Pierre GASLY
Alpine +40.838
16
Yuki TSUNODA
VCARB +41.870
17
Alexander ALBON
Williams +42.998
18
Logan SARGEANT
Williams +46.352
19
Nico HULKENBERG
Haas +49.630
20
Fernando ALONSO
Aston Martin abandonou
|