Os portugueses não tiveram a sorte pelo seu lado na primeira prova da Endurance Cup do GT World Challenge Europe, tendo Henrique Chaves abandonado e Guilherme de Oliveira ficado na cauda do pelotão.
O piloto da Aston Martin chegava ao traçado francês para disputar a Endurance Cup com grandes expectativas, uma vez que tinha um novo carro, o mais recente Aston Martin Vantage GT3 e que foi lançado para 2024, e estava integrado numa equipa com a qual nunca tinha competido, a Walkenhorst Motorsport.
Apesar de todas as novidades, Henrique Chaves e os seus colegas de equipa, David Pittard e Ross Gunn, tiveram um início sólido, afinando o novíssimo Aston Martin, que tinha muito poucos quilómetros, o que se traduziu num positivo décimo segundo lugar na qualificação.
David Pittard realizou o arranque para a corrida de três horas, estando o português escalado para efectuar o terceiro ‘stint’, e a prova do Aston Martin da Walkenhorst Motorsport começou bem, tendo o britânico ganho duas posições e apresentando um ritmo competitivo.
Mas então a juventude do carro fez-se sentir, com um problema na direcção assistida a obrigar a equipa a perder muito tempo nas boxes. David Pittard voltou à pista, abordando o resto da corrida como se fosse um teste, mas pouco depois um sensor do motor fez registos errados de combustível, o que provocou um pequeno princípio de incêndio, rapidamente foi debelado pelos comissários de pista, consumando o abandono.
Henrique Chaves, que não chegou a entrar no carro durante a corrida, mostrou-se desapontado, mas não deixa de estar optimista. “Este tipo de coisas podem acontecer num projecto tão novo, mas não deixa de ser frustrante. Felizmente, o David conseguiu parar num local onde havia comissários com extintores e os danos não são muito extensos. Estamos todos a trabalhar para evitar estas contrariedades e explorar o potencial do carro, que é elevado, como se viu aqui, apesar de termos tido um BoP que não era muito ajustado. Sabemos que teremos uma máquina competitiva para o resto do ano e isso deixa-me confiante”, frisou o piloto de Torres Vedras.
Guilherme de Oliveira não teve, também, uma corrida fácil, terminando em trigésimo quinto, décimo segundo da classe Bronze, aos comandos do Porsche 911 GT3 Cup da Dymamic GT, depois de ter alinhado no quinquagésimo primeiro posto.
A Endurance Cup do GT World Challenge Europe prossegue em Misano nos dias 17 a 19 de Maio.
Resultado:
1 - Farfus-Harper-Hesse (BMW M4) - Rowe - 85 voltas
2 - Caldarelli-Cairoli-Bortolotti (Lamborghini Huracan) - Iron Lynx - 13"519
3 - Stolz-Schiller-Gounon (Mercedes AMG) - GetSpeed - 18"696
4 - Marciello-Rossi-Martin (BMW M4) - WRT - 29"113
5 - Andlauer-Niederhauser-Müller (Porsche 911) - Rutronik - 29"325
6 - Haase-Aka-Feller (Audi R8) - Tresor Attempto - 34"959
7 - Drudi-Sorensen-Thiim (Aston Martin Vantage) - ComToYou - 40"860
8 - Bachler-Malykhin-Sturm (Porsche 911) - Pure - 41"609
9 - Rovera-Rigon-Pier Guidi (Ferrari 296) - AF Corse - 44"444
10 - Mies-Vervisch-Olsen (Ford Mustang) - Proton - 45"927 (...)
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