O Team Audi Sport optou por não prosseguir com o seu recurso da multa de €750.000, que os alemães receberam por falharem o resto da temporada do Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid (W2RC), onde se inscreveram a tempo inteiro, e agora têm que pagar o devido.
Os vencedores do Dakar de 2024 já pagaram €187.500 desta multa, cumprindo o prazo de quarenta e oito horas após retirarem o recurso, mas ainda estão responsáveis pelos restantes €562.500.
Apesar de terem vencido o Rali Dakar, a Audi encerrou a sua divisão de rally raid semanas depois porque alegadamente não tinha peças suficientes para participar na próxima etapa do campeonato, planeada para o Abu Dhabi. O Audi RS Q e-tron E2, sendo o único veículo elétrico na classe Ultimate de topo, utiliza peças especiais que apenas um grupo específico de fornecedores fornece, algumas das quais requerem um processo de produção de vários anos.
A equipa já planeava dissolver-se no final de 2024 para se concentrar na Fórmula 1, embora o parceiro técnico, chefiado por Sven Quandt, tenha notado que o novo CEO da Audi AG, Gernot Döllner, não desejava continuar no TT após o Dakar.
Apesar da equipa oficial da Audi enfatizar que o seu encerramento foi circunstancial, já estavam inscritos no campeonato completo. Em resposta, a FIA aplicou a multa em 27 de fevereiro, no mesmo dia da primeira etapa do Abu Dhabi Desert Challenge, com €562.500 suspensos desde que não faltassem a mais corridas. A multa foi então congelada na sua totalidade quando a Audi anunciou a sua intenção de recorrer, apenas para o Tribunal Internacional de Apelação da FIA ser notificado da retirada no dia 26 de março.
Os comissários da FIA anunciaram formalmente na quinta-feira, durante a segunda etapa do BP Ultimate Rally-Raid, que a multa será agora aplicada novamente. Com a Audi obviamente não a participar no evento português, mencionado no relatório dos comissários, é provável que a FIA lhes aplique outra multa e o mesmo aconteça nas duas restantes corridas do W2RC, o Desafío Ruta 40 e o Rallye du Maroc em outubro.
As equipas que se inscrevem no campeonato de fabricantes são obrigadas a participar em todas as cinco etapas, o que a BAIC ORV aprendeu da pior maneira em 2023 quando os chineses receberam uma multa de €10.000 e tiveram todos os seus pontos deduzidos após faltarem às últimas duas corridas. A inscrição para os pontos de fabricante de 2024 custou €55.000. Depois deste episódio, o construtor chinês deixou o mundial.
Embora a Audi não esteja a correr em Portugal, o vencedor do Dakar, Carlos Sainz, juntou-se à equipa X-raid de Quandt para correr num Mini JCW Rally Plus. Os seus agora ex-colegas da Audi, Mattias Ekström e Stéphane Peterhansel, não correm no W2RC desde o Dakar, embora o co-piloto de Peterhansel, Édouard Boulanger, esteja agora a navegar Nasser Al-Attiyah.
A Audi não foi a única equipa multada na quinta-feira em Portugal. A South Racing Can-Am foi multada em €5.000 (metade dos quais são suspensos, assumindo que não se repitam) porque o kit médico no carro de Dania Akeel estava muito leve durante a verificação pré-corrida, pesando apenas 0.963 quilogramas — com "vários itens em falta" — quando o mínimo é 1,5 kg. Embora Akeel não corra pela South Racing, a equipa fornece kits a vários pilotos, independentemente da afiliação.
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