Depois da pesada derrota que sofreu no Grande Prémio de Espanha, a Ferrari analisou a sua forma e concluiu que são os novos pneus da Pirelli a causa dos seus problemas.
A Scuderia foi apontada como a grande favorita aos triunfos neste início de temporada, mas acabou por ser copiosamente batida, assistindo a cinco dobradinhas da Mercedes, que venceu todas as corridas disputadas até agora.
Na prova de Barcelona a formação de Maranello sofreu a sua mais pesada derrota, apesar de ter levado para o circuito catalão novas actualizações aerodinâmicas e uma evolução da sua unidade de potência, que disponibiliza maior potência, melhor utilização e melhor gestão de energia.
Depois do Grande Prémio de Espanha, as equipas tiveram mais uma sessão de ensaios no traçado espanhol, o que foi determinante para que a Ferrari alcançasse a raiz dos seus problemas. “O teste da semana passada em Barcelona e análises realizadas em Maranello confirmaram o quão os pneus deste ano, que são diferentes dos usados em 2018, exigem afinações mecânicas e aerodinâmicas diferentes para funcionarem correctamente”, afirmou Mattia Binotto, o chefe de equipa da Scuderia.
Os pneus deste ano têm uma menor espessura da banda de rolamento com o intuito de serem menos atreitos à criação de bolhas, sendo semelhantes aos utilizados o ano passado em alguns Grandes Prémios, e já então a Ferrari sentiu dificuldades, perdendo claramente para a Mercedes, sempre que estes foram usados.
Aparentemente, a formação transalpina não entendeu o impacto que estes pneumáticos teriam tanto no campo aerodinâmico como no campo mecânico, estando a rever o seu projecto de 2019 tendo isso em mente. “Estamos já a avaliar em Maranello novos conceitos, para além levarmos algumas actualizações para aqui (n.d.r.: Mónaco)” apontou Binotto.
Segundo alguns rumores, parte da solução para os problemas do Ferrari SF90 passa por uma nova suspensão dianteira, que cure a sua subviragem crónica nas curvas lentas. Existem boatos que apontam para que o monolugar de Maranello deste ano tenha esse componente do seu antecessor, depois da suspensão concebida para o carro deste ano ter cedido em testes – sejam estáticos ou de pista.
Seja como for, segundo as últimas notícias oriundas de Itália, a Ferrari está a trabalhar a todo o vapor numa nova suspensão dianteira na tentativa de recuperar o terreno perdido para a Mercedes, tendo mesmo visto o seu budget de 2019 aumentado para que este esforço não prejudique o projecto de 2020.
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